Cinema/TV

Chris Hemsworth descobre predisposição genética para Alzheimer e anuncia "longas férias"

O ator de 39 anos Chris Hemsworth descobriu predisposição genética para o Mal de Alzheimer e disse em entrevista que vai se afastar da carreira por um longo período.

18 Nov 2022 - 20h13 | Atualizado em 18 Nov 2022 - 20h13
Chris Hemsworth descobre predisposição genética para Alzheimer e anuncia 'longas férias' Lorena Bueri

O ator australiano Chris Hemsworth descobriu, durante as gravações da série documental “Limitless” (“Sem Limites”, em tradução livre), que possui uma predisposição genética à Doença de Alzheimer. A estrela de “Thor” realizou uma série de exames de sangue e mapeamento genético como parte de sua nova série do National Geographic, o programa acompanha Hemsworth explorando a ideia de combater o envelhecimento mental e físico e realizando aventuras que testam o potencial humano. O resultado dos exames foi a descoberta de dois pares do gene APOE4, responsável pelo desenvolvimento da doença. 

Chris Hemsworth diz no quinto episódio da série que esse era seu maior medo, uma vez que o ator tem seu avô acometido pelo Mal de Alzheimer e já sabia que poderia herdar os genes da doença. De maneira geral, segundo os Institutos Nacionais de Saúde, uma em quatro pessoas possui um par do gene APOE4, mas apenas cerca de 3% da população possui dois pares, o que aumenta o risco de se desenvolver Alzheimer em até oito vezes, como é o caso de Hemsworth. 


Trailer oficial de "Limitless" (Youtube)

Em entrevista à Vanity Fair, o ator afirmou que gostaria de manter o episódio em que os resultados são revelados e que quer fazer disso uma narrativa real e não romantizada. Chris Hemsworth afirmou que a descoberta em seu mapeamento genético é uma bênção, já que agora pode procurar recursos e manter um estilo de vida para se manter saudável e evitar a doença. O ator também revelou que, após o fim do período de divulgação de “Limitless”, irá se afastar dos holofotes por um longo tempo, para passar mais tempo com sua família. 

O Mal de Alzheimer é uma forma comum de demência neurodegenerativa que acontece, principalmente, em pessoas idosas. As causas para a doença são desconhecidas, mas a literatura médica reconhece os fatores genéticos como principais determinantes para o Alzheimer. Entre os sintomas, podem ser observados alteração de memória, mudanças na personalidade e deficiência motora progressiva. 

 

Imagem em destaque: Chris Hemsworth com dois de seus filhos/Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo