Saúde

Chocolate com alto teor de cacau pode trazer benefícios para a saúde de idosos

Estudo aponta que chocolate com alto teor de cacau pode trazer benefícios para a saúde de idosos. A pesquisa mostra que o consumo de chocolate contribui para um melhor estado nutricional em indivíduos com câncer

06 Jul 2022 - 10h26 | Atualizado em 06 Jul 2022 - 10h26
Chocolate com alto teor de cacau pode trazer benefícios para a saúde de idosos Lorena Bueri

Um estudo conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) aponta que consumir chocolate com alto teor de cacau pode contribuir para um melhor estado nutricional, funcionalidade e diminuição de sintomas em idosos acometidos com câncer em cuidados paliativos. 

A médica geriátrica, professora da USP e também orientadora do estudo, Nereida Kilza da Costa Lima, em comunidade, disse: “Nós queríamos fazer um trabalho de pesquisa que fosse útil para o público-alvo, promovendo melhora nos problemas nutricionais, conforto e prazer. Foi assim que pensamos em estudar o chocolate, que tem uma história antiga na sociedade e que é alvo de estudos na área cardiovascular”


Barra de chocolate. (Foto: Reprodução/Veja)


Segundo a CNN, 46 pacientes participaram da pesquisa. Os voluntários estavam em tratamento no Serviço de Oncologia e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, receberam tratamento padrão e também foram divididos em três grupos, um com pessoas que não receberam chocolate, outro de indivíduos que consumiram 25 gramas diárias de chocolate com 55% de cacau e aquelas que consumiram a mesma quantidade de chocolate branco.

Os pacientes tinham média de 67 anos  e 43,5% estavam em risco de desnutrição ou eram desnutridos anterior ao início do trabalho. Antes e após quatro semanas da ação, os pesquisadores tiveram todo um trabalho para a coleta de dados sociodemográficos e informações sobre o estado de saúde, incluindo nisso os exames laboratoriais e a avaliação nutricional, dos pacientes.

A nutricionista e autora do estudo, Josiane Cheli Vettori, explica que, ao final do estudo, os especialistas observaram um aumento significativo nos índices das avaliações nutricionais. Ela também aponta que não houve indivíduo classificado como desnutrido após a intervenção. “A intervenção nutricional pode ser capaz de reduzir a perda de peso em pacientes com câncer em estágio avançado melhorando o estado nutricional”, explica.

Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista científica BMC Palliative Care. 

Foto Destaque: O consumo de chocolate com alto teor de cacau pode contribuir para um melhor estado nutricional em idosos com câncer. Reprodução/Casa de Repouso.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo