Saúde

China notifica o primeiro caso de infecção humana pela gripe aviária H3N8

A primeira infecção foi descoberta em um garoto de quatro anos. A criança tinha contato com aves criadas em sua casa e acabou desenvolvendo sintomas como a febre em 5 de abril

27 Abr 2022 - 10h13 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 10h13
China notifica o primeiro caso de infecção humana pela gripe aviária H3N8 Lorena Bueri

Foi registrado na China o primeiro caso de infecção humana com a cepa H3N8 da gripe aviária, informou a autoridade de saúde do país nesta terça-feira, no entanto disse que o potencial para se espalhar entre pessoas é baixo.

O paciente infectado pela nova variante é um garoto de quatro anos da província de Henan, o mesmo teve contato com frangos e corvos criados em sua residência. Em 5 de abril, a criança desenvolveu febre e outros sintomas. 

Ao ser abordada a respeito do assunto, a Comissão Nacional de Saúde deixou claro em comunicado que nenhum contato próximo do paciente foi infectado pelo vírus.


Primeiro caso de infecção pela cepa H3N8 é de um menino de quatro anos. (Foto: Reprodução/Época Negócios)


A variante em questão foi, anteriormente, detectada em outras regiões do mundo em espécies animais diferentes, como: cavalos, cachorros, pássaros e focas, porém, segundo a comissão, nenhum caso envolvendo humanos havia sido reportado. 

A comissão, também, informou que uma avaliação inicial foi feita e determinou que essa variante ainda não tinha a capacidade de infectar efetivamente seres humanos e que é baixa a probabilidade de haver uma epidemia em larga escala. 

Apesar de essa nova cepa da gripe aviária ter chamado a atenção, muitas outras estão presentes na China e algumas delas chegam a infectar esporadicamente as pessoas, principalmente aquelas que trabalham com aves. No ano de 2021, por exemplo, a China registrou o primeiro caso de infecção humana por H10N3.

O principal motivo por trás de tantas variantes está ligada ao fato de o país asiático ser o lar de enormes populações de aves de criação e selvagens de diversas espécies, fazendo daquele ambiente propício para que os vírus aviários sofram mutações.

Mas o que é a gripe aviária?

Também chamada de influenza aviária ou gripe do frango, é resultante da infecção de aves pelo vírus influenza (o causador da gripe). Segundo o site Brasil Escola, tal comorbidade, similar ao que acomete o ser-humano, causa problemas respiratórios, provocando espirros, tosse e corrimento nasal a esses animais. Além disso, a doença pode desencadear pneumonia, dificuldade de locomoção, edema da crista, barbela, hemorragia em músculos, e a diminuição da postura de ovos. 

Essa doença é um dos fatores responsáveis pela alta mortalidade das aves, sendo até mesmo observada a morte, em algumas ocasiões, desses seres antes do desenvolvimento de sintomas. Em determinados casos, a letalidade dessa doença pode chegar perto dos 100%.

Foto Destaque: China notifica o primeiro caso de infecção humana pela cepa H3N8 da gripe aviária. Reprodução/Money Times

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo