Esportes

Chelsea anuncia acordo bilionário de venda

Chelsea FC anuncia acordo de venda do clube para consórcio de empresários e grupo financeiro por 2,5 bilhões de libras. Venda livra clube de sanções internacionais relacionadas à Rússia

10 Mai 2022 - 12h49 | Atualizado em 10 Mai 2022 - 12h49
Chelsea anuncia acordo bilionário de venda  Lorena Bueri

O Chelsea FC anunciou na última sexta-feira (06) o acordo de venda do clube para um consórcio liderado pelos empresários Todd Boehly, Mark Walter e Hansjoerg Wyss. Além dos empresários, o grupo de investimentos Clearlake Capital também está envolvido no acordo. Em declaração oficial, o clube revelou detalhes da transação. 

Segundo o clube, a venda das ações se dará por 2,5 bilhões de libras, ou 15,6 bilhões de reais, pagos pelo consórcio, O valor será depositado em uma conta que será congelada  no Reino Unido. O Chelsea confirmou a declaração do antigo dono, Roman Abramovich, que o montante seria doado em sua totalidade a instituições de caridade.



O valor pago pelas ações do Chelsea é o segundo maior da história pago por uma instituição esportiva, perdendo apenas para a venda do Brooklyn Nets em 2019 que resultou em uma transação de 3,2 bilhões de dólares (R$ 16 bilhões).

Além do valor de venda, o grupo comprador se comprometeu a investir 1,75 bilhão de libras, ou 10,9 bilhões de reais, no clube, investindo diretamente nas divisões de base, no time de futebol feminino, no financiamento da Fundação Chelsea e no estádio Stamford Bridge.

O clube afirma, ainda, que a venda será confirmada após todas as aprovações que os órgãos regulatórios julgarem necessários. O veredito final deve ocorrer no fim de maio. 

Com a venda, o clube estará livre de sanções impostas ao atual dono, Roman Abramovich, decorrente da invasão russa à Ucrânia. As sanções proibiam o clube de se movimentar no mercado esportivo e atuar na manutenção de contratos.  

Abramovich é russo e foi acusado pelas autoridades europeias de manter laços com o governo de Vladmir Putin, atual presidente da Rússia. Por isso, o russo teve seus bens congelados, sendo impedido de fazer quaisquer movimentações financeiras ou comerciais.

Todd Boehly, que lidera o consórcio comprador, já tem experiência no ramo esportivo. Boehly é dono de 20%  do Los Angeles Dodgers, time de beisebol estadunidense, e tem participação no Los Angeles Laker, time também estadunidense de basquete.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo