Saúde

Chega ao Paraná as primeiras doses da vacina bivalente contra a COVID-19

É a primeira remessa para a Campanha Nacional de Vacinação 2023, que começa no final deste mês. As doses são destinadas para o reforço de grupos prioritários.

09 Fev 2023 - 17h00 | Atualizado em 09 Fev 2023 - 17h00
Chega ao Paraná as primeiras doses da vacina bivalente contra a COVID-19 Lorena Bueri

A Secretaria Estadual de Saúde recebeu nesta quarta-feira (8) a remessa com 32.400 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a COVID-19. A bivalente além de ajudar a combater a COVID-19, ela também protege contra o vírus original, o Ômicron e as subvariantes.

Essa remessa é o primeiro lote para a Campanha Nacional de Vacinação, que vai começar no final deste mês. De acordo com o governo, as doses são destinadas para o reforço de grupos prioritários.

Além desta remessa, estão previstas outras 997.476 doses para as próximas semanas para a primeira fase da campanha.

Conforme estipula o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta etapa serão vacinadas as pessoas que tem 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.


Primeiras doses da vacina bivalente contra a Covid-19 (Foto:Reprodução/Danilo Avanci/SESA)


“Essas vacinas atualizadas trazem uma proteção mais abrangente para esse público-alvo. Não mediremos esforços para que as doses sejam entregues nas Regionais de Saúde o quanto antes”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

As pessoas que estão elencadas no grupo prioritário devem ter o esquema vacinal primário completo, primeira e segunda doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que receberam somente uma dose da vacina monovalente, devem se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente. 

O secretário ressalta que é importante que as pessoas que não se encaixam no grupo prioritário para receber a bivalente, também deem continuidade a imunização com a monovalente.

Está previsto para a partir de março começar a segunda etapa da campanha nacional e vai englobar pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa vai abranger gestantes e puérperas, porém a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta fase será voltada para a vacinação de pessoas com deficiência permanente.

Foto Destaque: Paraná recebe as primeiras doses da vacina bivalente contra a Covid-19 (Foto:Reprodução/Danilo Avanci/SESA)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo