Tech

ChatGPT foi utilizado pelos brasileiros por curiosidade e por gratuidade

ChatGPT impulsiona popularidade da IA no Brasil: Estudo mostra que 87% dos brasileiros já ouviram falar de IA. Resistência à tecnologia é baixa em áreas como transporte, mas alta em Medicina e Advocacia

08 Mar 2023 - 19h50 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 19h50
ChatGPT foi utilizado pelos brasileiros por curiosidade e por gratuidade Lorena Bueri

O ChatGPT, um sistema conversacional da empresa OpenAI, tem contribuído para o aumento da popularidade da tecnologia de inteligência artificial nos últimos meses. Vale lembrar, que a IA ainda está em uma fase beta e está sendo testada por um número cada vez maior de pessoas.


OpenAI dona do ChatGPT. (Reprodução/ Pexels)


A pedido da MMA Latam, a Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo realizou um estudo sobre Inteligência Artificial para 1765 indivíduos de diferentes regiões e classes sociais do Brasil.
Os resultados apontaram que 87% dos brasileiros já ouviram falar sobre essa tecnologia, 54% disseram que a IA faz diferença em suas vidas e 78% disseram que estão convencidos de que a tecnologia pode causar perda de empregos humanos.

A fundadora da Hibou, Ligia Mello, conta que por mais que a IA já estivesse entre nós, seja nas recomendações de produtos e otimizações do celular, apenas agora que o público em geral está colocando as mãos em algo palpável. Ela também conta que é o melhor momento para alavancar a IA e de construir uma mentalidade junto com o consumidor.

Em algumas áreas de trabalho a resistência contra o uso de IA é baixa, sendo  o primeiro lugar a condução de veículos de carga e passeio. As áreas que fogem dessa exceção são Medicina, Engenharia e Advocacia, que mesmo serem três áreas que se beneficiam do uso da IA, possuem um viés de autoridade junto a uma população reticente em abrir mão.

O estudo também indica que em relação à preocupação com empregos, 51% dos entrevistados acreditam que leis podem limitar o uso da IA, 45% demandam a presença de operadores humanos para o uso da tecnologia e 16% creem que a IA jamais terá capacidade de substituir completamente os seres humanos.

Por fim, o levantamento aponta que 6% dos entrevistados já experimentaram o ChatGPT, sendo que 48% utilizaram para tirar dúvidas, 33% para realizar buscas, 21% para a tradução de textos, 19% para correção de textos, 8% para corrigir códigos de computadores, 5% para escrever e-mails e 54% por curiosidade.

Sobre a continuidade do uso, 7% afirmam que continuarão utilizando o ChatGPT mesmo que se torne pago, 27% apenas utilizam se for gratuito, 51% somente em caso de necessidade e 8% afirmam que não utilizam o programa.

Foto destaque. ChatGPT(Adobe Stock/gguy)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo