Moda

Charles III usará vestimentas já usadas por seus antecessores na cerimônia de coroação

As vestimentas usadas na coroação do rei Charles III já foram usadas por seus antecessores e a escolha deve-se a uma questão de ‘eficiência e durabilidade’

05 Mai 2023 - 15h40 | Atualizado em 05 Mai 2023 - 15h40
Charles III usará vestimentas já usadas por seus antecessores na cerimônia de coroação Lorena Bueri

Amanhã, dia 06 de maio será um dos dias mais históricos do Reino Unido, a coroação do Rei Charles III. E quem acha que a vestimenta do monarca será exclusiva, está enganado.

Charles será coroado usando vestimentas usadas por reis e rainhas de outrora, incluindo a Rainha Elizabeth II, sua mãe. Uma grande parte delas foi usada pelo rei George VI, avô de Charles, no dia de sua coroação em 1937, e pelo rei George V, bisavô de Charles, em 1911.

Serão muitas peças de vestimenta e quase todas são inspiradas religiosamente. Linho, veludo, seda e ouro são alguns dos materiais utilizados na confecção das roupas da cerimônia.

As peças a serem utilizadas, por ordem de aparição de Charles, serão:

 

O manto do Estado


O manto do Estado - (Reprodução/ Reuters)


“Robes of State”, como é conhecido pela realeza, são capas longas bordadas em veludo, usadas na chegada à Abadia de Westminster. Charles usará um manto em veludo carmim, o mesmo usado pelo rei George VI.

Ede e Ravenscroft, o alfaiate mais antigo de Londres, foi quem confeccionou as roupas de todas as coroações, desde 1689. A alfaiataria, que leva o mesmo nome do alfaiate, é onde estão conservados o forro e a renda do manto.

 

Camisa branca de linho

 

Charles vestirá uma simples camisa branca de linho para o Santa Crisma, a unção com óleo sagrado.

 

A ‘Columbia Sindonis’

 

‘Columbium Sindonis’, do latim, é a vestimenta que monarcas usam após a unção. É uma túnica de linho branca, com gola simples e fechada por um botão. Esta foi utilizada pelo Rei George VI.

 

A supertúnica


Supertúnica da coroação - (Reprodução/ Victoria Jones / POOL / AFP)


Inspirada em roupas religiosas, a peça usada após a cerimônia de unção, a supertúnica, é um manto de seda dourada e brilhante, com mangas compridas. A peça pesa em torno de dois quilos e foi confeccionada para o rei George V. Também foi utilizada pelo rei George VI e a rainha Elizabeth II.

 

A cinta da coroação

 

É utilizada em volta da cintura do coroado, por cima da supertúnica. A "Coronation Sword Belt", confeccionada em 1937, é feita de tecido e tem bordado e fecho de ouro. A fivela tem estampa com emblemas nacionais e é onde é fixada a ‘espada de oferenda’, para proteger o bem e punir o mal.

 

A estola real

 

Usada sobre os ombros do monarca e parecida com as usadas por padres ou bispos, a estola real é longa e estreita, feita de seda e bordada a ouro.

 

O casaco imperial

 

A mais antiga vestimenta a ser usada na cerimônia, datada de 1821, na coroação do rei George IV, o casaco é das peças que mais impressionam.

O casaco é feito de tecido de ouro com fios coloridos e fecho de ouro, representando uma águia, pesa entre três e quatro quilos e tem rosas vermelhas, cardos azuis, trevos verdes, flores-de-lis e águias em seu padrão.

 

Caberá ao próximo rei na linhagem, o príncipe Willian, ajudar Charles a colocar o manto.

 

A luva da coroação


Luva e cinto da coroação (Reprodução/ Victoria Jones / POOL / AFP)


 

Usada somente na mão direita, a luva branca de couro, bordada em fios metálicos dourados, servirá para pegar o cetro e a cruz durante a cerimônia. O Rei George VI foi o primeiro a usá-la.

 

A veste cerimonial

 

A veste utilizada por Charles será em veludo de seda roxa com bordados em ouro. A veste, feita para o rei George VI, será usada, pelo então, rei, na saída da abadia.  

 

Segundo o Palácio de Buckingham, a escolha por peças posteriormente usadas deve-se à uma questão de "durabilidade e eficiência".

 

Foto Destaque: Charles III. Reprodução/ Ben Stansall/Getty Images

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo