Saúde

Chá verde e frutas vermelhas podem auxiliar na prevenção do Alzheimer

Componentes presentes em chá verde e nas diversas frutas vermelhas podem auxiliar na redução de desenvolvimento do mal de Alzheimer nos seres humanos, segundo estudo norte-americano.

04 Nov 2022 - 17h05 | Atualizado em 04 Nov 2022 - 17h05
Chá verde e frutas vermelhas podem auxiliar na prevenção do Alzheimer Lorena Bueri

Substâncias presentes no chá verde e nas frutas vermelhas podem auxiliar na prevenção da doença de Alzheimer, segundo cientistas da Universidade de Tufts, localizada nos Estados Unidos.

O Alzheimer é considerado a doença neurodegenerativa mais presente entre os seres humanos. Segundo pesquisas feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 35 milhões de pessoas possuam essa enfermidade, há cálculos que esses números possam dobrar até 2030 e triplicar até 2050. Conforme relatos do Ministério da Saúde do Brasil, aproximadamente 1,2 milhões de pessoas sofriam com essa doença em 2021 e 100 mil novos casos são relatados a cada ano.

De forma resumida, o Alzheimer é identificado pela perda de funções cognitivas, memória, orientação, raciocínio, atenção e linguagem, e é causado pela morte de células cerebrais. Atualmente, essa doença não tem cura.

De acordo com os pesquisadores americanos, as catequinas, que são os produtos químicos encontrados nas bebidas à base de ervas, foram responsáveis pela grande redução da formação das placas proteicas que estão diretamente relacionadas ao surgimento da doença.

Já em algumas frutas, como: uvas, mirtilos e vinho tinto, tem o composto resveratrol, que também apresentou efeito semelhante no cérebro.


Cacho de uva roxa. (Foto: Reprodução/Marc Benedetti/Pixabay)


O estudo realizado e publicado pela revista científica Free Radical Biology and Medicine, afirma que as catequinas e o resveratrol possuem propriedades anti-inflamatórias, no qual essas ajudam a prevenir o mal de Alzheimer.

Além das catequinas e resveratrol, outros 21 compostos também foram examinados. Citando o caso, a curcumina, presente na cúrcuma, medicamento para diabéticos Metformina, um produto chamado citicolina. Todos esses componentes tiveram resultados positivos para impedir a formação das placas de proteína.

“Tivemos sorte que alguns compostos mostraram uma eficácia bastante forte. Depois de triagem de uma semana, eles evitaram quase que totalmente o surgimento de placas visíveis”, afirma Dana Cairns, líder do estudo.

Além de tudo, o chá verde e as frutas vermelhas consistem em grande número em flavonóides, que são aptos a aliviar a inflamação no cérebro e melhorar o fluxo sanguíneo na região cerebral.

As frutas vermelhas encontradas no Brasil são: morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, acerola, caqui, romã, ameixa, jabuticaba, uva roxa e maçã.

Foto Destaque: Chá de ervas verdes. Reprodução/Leon/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo