Educação

Cerca de 10% dos jovens brasileiros não sabem o que fazer após o ensino médio

Especialista Rafael Mariano explica que buscar o diálogo com familiares e amigos pode ser um começo para novas descobertas

03 Ago 2022 - 17h46 | Atualizado em 03 Ago 2022 - 17h46
Cerca de 10% dos jovens brasileiros não sabem o que fazer após o ensino médio  Lorena Bueri

A fase da juventude traz muita energia, descobertas e momentos incríveis que ficam marcados para o resto da vida de toda pessoa. Mas além disso, essa é uma época em que a falta de conhecimento empírico e as incertezas podem gerar atitudes imaturas.

E é exatamente isso que acontece no período pós-escolar, dos 16 a 19 anos, quando o jovem pode não ter convicções de quais passos ele deve dar. De acordo com dados recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cerca de 10% dos brasileiros dessa faixa etária não têm a mínima noção sobre o que irão exercer após o ensino médio.

Para o escritor e palestrante Rafael Mariano, que trabalha há muito tempo ajudando jovens com serviços de mentoria e acompanhamento, a grande dificuldade do jovem está na escolha entre exercer uma profissão ou iniciar um curso de especialização. Segundo ele, isso acontece muito pela falta de informação e de parâmetros de como iniciar a sua própria história adulta.


Rafael Mariano (Foto: Reprodução/Divulgação)


Além de escolher qual profissão seguir, ele precisa escolher também a característica da carreira que ele quer traçar. Uma coisa é a profissão, e outra é a carreira e o quanto ele vai adquirir de experiência em cima de determinada atividade. Existe uma falta de diálogo em casa e com amigos para saber qual a direção. Um estudo de perfil também é importante, pois quando você estuda o seu perfil, você faz um diagnóstico melhor”, explica.


Palestra no SENAI (Foto: Reprodução/Divulgação)


Numa busca por um caminho profissional, Rafael Mariano alerta que as incertezas são normais, já que as habilidades vão surgindo exatamente na juventude, que é período que há uma construção de vida. Para ele, vai ser no dia a dia que a necessidade de buscar conquistas vai se aliar com a força de vontade do jovem e, assim, trazer resultados.

E é neste momento que uma conversa com um tutor e familiares é necessária, pois a inexperiência pode “forçar” o indivíduo a tomar decisões ruins. De acordo com Rafael Mariano, as pessoas mais experientes precisam dar tranquilidade e explicar ao jovem que suas escolhas precisam ser feitas aos poucos.


Pessoas na palestra do Rafael Mariano (Foto: Reprodução/Divulgação)


É fundamental identificar os desejos do jovem e dar argumentos e opções para que ele possa pensar. Uma coisa importante é dizer que não existe uma decisão rápida. Tudo você precisa de tempo. Vai estudar? Veja se isso faz sentido para você. Quer se tornar médico? Veja se está próximo do seu eu. Converse e ouça um pouco o que as pessoas têm a dizer”, finaliza.

 

Foto destaque: Alunos tendo aula. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo