Notícias

Caverna funerária é encontrada intacta em Israel depois de mais de 3 mil anos

O lugar que foi encontrado por acidente através de uma escavadeira, remete a época do reinado do faraó egípcio Ramsés II, que morreu em 1.213 a.C. Várias oferendas funerárias foram encontradas no local

19 Set 2022 - 22h02 | Atualizado em 19 Set 2022 - 22h02
Caverna funerária é encontrada intacta em Israel depois de mais de 3 mil anos Lorena Bueri

Neste domingo (18), um grupo de arqueólogos de Israel anunciaram que descobriram uma caverna funerária, pertencente à época do faraó egípcio Ramsés II. Nela, foram descobertos objetos de cerâmica e bronze, como diversos vasos e pratos. O faraó, que é retratado de maneira bíblica no Êxodo do Egito, que possibilitou a criação de Israel na Terra Prometida, morreu em 1213 a.C. 

Segundo o The Jerusalem Post, jornal local, a área inusitada foi descoberta na terça-feira (12), em uma praia no Parque Nacional de Palmahim, perto de Tel Aviv, após uma escavadeira atingir o teto da caverna. Em seguida, os arqueólogos desceram de escada os mais de 2,5 metros abaixo da terra, e foram ver o que estava “escondido” no local. Os mesmos usaram lanternas para iluminação da área e dos objetos que vinham a ser investigados posteriormente.  

Haviam oferendas funerárias da época que eram usadas para homenagear o morto em sua passagem da vida para a morte. Estava tudo intacto, mesmo após se passarem 3,3 mil anos. Oferendas que eram das mais diversas, como taças pintadas de vermelho, tigelas, cálices, panelas de cozinhas, lanças, flechas e potes dos mais diferentes tamanhos e formatos. Além dos objetos, foi encontrado um esqueleto praticamente intacto e em bom estado de conservação, dentro de uma estrutura retangular. 

De acordo com Eli Yannai, especialista em Idade do Bronze da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), o achado estabelece uma relação com os costumes dos povos da época: "A caverna pode fornecer uma imagem completa dos costumes funerários do período final da Idade do Bronze", disse. 


Vasos de cerâmica no interior da caverna. (Foto: Reprodução/ AFP Photo/HO/ Israel Antiquities Authority)


Além disso, o pesquisador afirmou que, pelo fato de ter se mantido intacta até os dias de hoje, é uma descoberta “extremamente rara e única na vida”.

Os artefatos descobertos são do período em que Ramsés II reinou em Canaã, território que pertence a Israel e Palestina hoje em dia. A caverna foi fechada mais uma vez, com o intuito de ser protegida durante a montagem de um plano para sua escavação e maior estudo.

Foto Destaque: Vasos de cerâmica e outros objetos encontrados dentro da caverna. Reprodução: AFP Photo / Ho / Israel Antiques Authority.





Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo