Saúde

Casos graves de doenças respiratórias em crianças dispara em São Paulo e lota UTI’s

Ocupação de leitos de UTI pediátrica na capital paulista chega a 84% e no estado de São Paulo chegou a 72%, gerando preocupação das autoridades de saúde por conta de que não se está ainda no período de inverno onde os números são mais elevados

04 Mai 2023 - 14h10 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 14h10
Casos graves de doenças respiratórias em crianças dispara em São Paulo e lota UTI’s  Lorena Bueri

Casos de Síndrome Respiratória Grave, em números elevados nas crianças tem preocupado autoridades de saúde de São Paulo. Os números de internação têm se elevado a cada dia, e na capital paulista chegou a 84% de leitos de UTI’s pediátricas sendo ocupadas. A efeito de comparação, durante a pandemia de Covid-19 os leitos ocupados por adultos variavam entre 80% e 85%.

Segundo a Secretaria Municipal de São Paulo, 70% dos pacientes internados são bebês e crianças de até 10 anos. Existem 124 leitos no total em São Paulo, e questionada sobre um possível aumento no número desses leitos, a prefeitura não se posicionou.

A preocupação não se dá apenas na capital paulista. A secretaria Estadual de Saúde de São Paulo também vê com apreensão o aumento nos números. No estado são 72% dos leitos infantis de UTI’s ocupados, no total de 888 disponíveis. Em nota, o secretário estadual de saúde confirmou que pretende aumentar os números de leitos infantis de UTI no estado, principalmente nas cidades de Sorocaba, São José do Rio Preto e Campinas. Também afirmou que "devido à sazonalidade de doenças respiratórias características deste período do ano, foi acordado, em conjunto com os municípios, a ampliação da assistência à população".

O período de Outono-Inverno é quando os números de casos de gripes e resfriados costumam a aumentar. Abaixo algumas dicas de prevenção.


Leito de UTI em São Paulo - (Foto: reprodução/Twitter)


Como se prevenir:

Especialistas afirmam que para se prevenir de gripes e o possível agravamento dela, é preciso:

- Manter a higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão

- Não tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos

- Sempre ao tossir ou espirrar, colocar o antebraço na boca e não a mão

- Manter ambientes bem ventilados

- Uso de máscaras quando se tiver sintomas gripais.

Outra recomendação dos órgãos de saúde é que não se leva as crianças para a escola ao primeiro sintoma de gripe ou resfriado, para evitar que a doença se propague e consequente disseminação do vírus.

 

Foto destaque: Leito de UTI em São Paulo – (Foto: reprodução/Twitter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo