Saúde

Casos de síndrome respiratória aguda aumentam em todas as regiões do Brasil

De acordo com o novo boletim Infogripe os casos de síndrome respiratória aguda aumentaram em todas as regiões do país e covid19 é destaque nos resultados positivos

22 Dez 2022 - 21h13 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 21h13
Casos de síndrome respiratória aguda aumentam em todas as regiões do Brasil  Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (21), a Fundação Oswaldo Cruz divulgou um novo boletim do Infogripe e foi constatado um aumento dos casos de síndrome Respiratória Aguda (SRAG) em todas as regiões do Brasil.

As informações são referentes ao período de 11 a 17 de dezembro e os aumentos correspondem a todas as faixas etárias, com destaque a população adulta. Os casos de covid19 lideram. Segundo o boletim, nas últimas quatro semanas de epidemia, a predominância entre os casos com resultados positivos para vírus respiratórios foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 80,2% Sars-CoV-2 (Covid-19). No caso de óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para VSR; e 80,2% Sars-CoV-2.

A pesquisa aponta aumento na tendência de longo prazo, ou seja, consideradas as últimas seis semanas, e constância na de curto prazo, consideradas as últimas três semanas. Foi conservada, no entanto, a desaceleração na curva nacional, que segundo a Fiocruz, pode ser atribuída à queda recente nos casos de SRAG nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.



Paciente realizando teste para covid19. Foto: Reprodução/JM Online


Diante desse cenário, a orientação do coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes é manter a precaução, principalmente pessoas que fazem parte do grupo de risco. Segundo ele, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico retorne à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2.

O boletim mostra que 20 das 27 unidades federativas apresentam aumento moderado de SRAG na predisposição de longo prazo: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nesses estados, o crescimento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos, compatível com aumento de internações relacionadas à Covid19. Observa-se uma queda no número de novos casos nos Estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Foto Destaque: Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todas as regiões do Brasil. Reprodução/Uol Notícias 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo