Saúde

Casos de hepatite aguda em crianças em São Paulo estão sob investigação

O Estado de SP monitora seis potenciais casos de hepatite aguda infantil. As causas ainda são desconhecidas, mas a inflamação tem acometido muitas crianças no país. Casos seguem monitorados pelo Ministério da Saúde.

13 Mai 2022 - 16h30 | Atualizado em 13 Mai 2022 - 16h30
Casos de hepatite aguda em crianças em São Paulo estão sob investigação Lorena Bueri

O Estado de São Paulo monitora seis possíveis casos de hepatite aguda grave em crianças. A informação foi passada hoje pelo secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn. Segundo Jean, os pacientes seguem internados e monitorados. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo encontram-se quatro crianças. As outras duas pacientes estão no Hospital Menino Jesus e Guarulhos, respectivamente.

A hepatite é uma inflamação do fígado e em casos mais graves, o avanço da doença ocorre de maneira veloz. Os casos mais graves são caracterizados pelos seguintes sintomas: diarreia, vômito, febre, dores musculares e icterícia - sintoma principal que é caracterizado pela coloração amarelada dos olhos e da pele.


Olhos amarelados, sintoma de hepatite. (Foto: Reprodução/ Tua Saúde)


"Estamos acompanhando e aguardando os exames que possam elucidar. O que sabemos é que é um quadro de hepatite aguda e tem característica viral. Os exames que foram realizados não fizeram nenhum identificação dos vírus habituais de hepatites A, B ou C. Sabemos que há outras hepatites e outros exames estão sendo realizados para que tenhamos, o mais rápido possível, resposta para a nossa população”, informou o secretário durante a coletiva de imprensa e completou dizendo que nenhuma das pessoas que tiveram contato com as crianças internadas apresentam sintomas da infecção.

Qualquer suspeita deve ser imediatamente apurada e encaminhada ao serviço de saúde para possível diagnóstico e tratamento. O cuidado com as crianças deve ser redobrado, já que a crescente de casos tem afetado todo o país.

Ao todo, são monitorados pelo Ministério da Saúde 28 casos suspeitos em todo o país. A hepatite aguda infantil ainda possui origem desconhecida. “Os casos seguem em investigação. Os centros de informações estratégicas de Vigilância em Saúde e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar monitoram qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como casos suspeitos da doença”, informação divulgada pelo Ministério.

O Ministério informou anteriormente que os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (RENAVEH) trabalham em parceria a fim de realizar a detecção de potenciais casos de hepatite. 

 

Foto destaque: Criança. Reprodução/ Hoje em Dia.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo