Saúde

Casos de Síndrome Respiratória continuam caindo no país

Novo boletim Infogripe também mostrou que mesmo após mais de dois anos de pandemia no Brasil, a Covid-19 ainda não apresenta padrão claro de propagação

16 Set 2022 - 10h45 | Atualizado em 16 Set 2022 - 10h45
Casos de Síndrome Respiratória continuam caindo no país Lorena Bueri

Um novo levantamento publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta última quinta-feira (15), aponta novamente uma diminuição no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) presente nas últimas seis semanas.

Atualmente, o Brasil está em patamar inferior ao que foi notado em abril de 2022, até então o porcentual mais baixo desde o início da pandemia de Covid-19 no país. Os dados foram colhidos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o dia 12 de setembro.

A pesquisa mostra que o crescimento de casos de SRAG em crianças e adolescentes, tendo começado na virada de julho para agosto, sendo o período de volta às aulas, já mostra sinais de interrupção ou queda em diversos estados do país.

Segundo a Fiocruz, os casos apontados atualmente não possuem relação com a Covid-19, sugerindo impacto de outros vírus respiratórios comuns ao ambiente escolar, supostamente por causa da retomada das aulas após o período de férias.


Volta as aulas. (Foto: Reprodução/Pexels)


Apesar de ser um ponto positivo, o pesquisador Marcelo Gomes alerta que é necessário dar foco ao número de casos no final do ano. As viradas de 2020 para 2021 e de 2021 para 2022 resultaram em um aumento de contaminação por SRAG. Ele também afirma que mesmo após mais de dois anos de pandemia no Brasil, a Covid-19 ainda não apresenta um padrão claro de propagação.

“Não podemos confirmar com certeza absoluta se vamos ter um final de ano tranquilo dessa vez, porque ainda estamos aprendendo com a Covid. Ela ainda não mostrou um padrão claro de propagação. Por causa disso, é fundamental estarmos atentos, para podermos agir o mais cedo possível caso tenha novamente um aumento no número de casos”, pontuou o coordenador do Infogripe.

O pronunciamento informou ainda o amplo predomínio do vírus da Covid-19 no país, especialmente na população de idade adulta. Nas últimas quatro semanas, 63% dos casos de vírus respiratórios foram provocados pelo Sars-CoV-2 (Covid-19); 5,9% pela influenza A; 0,4% pela influenza B e 6,7% pelo vírus sincicial respiratório, além dos outros vírus como por exemplo Rinovírus, Parainfluenza 4, Adenovírus e Bocavírus.

 

Foto destaque: Pandemia de Covid-19. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo