Notícias

Casos de Dengue já são 43% superiores ao ano passado e atinge mais de 75% dos municípios brasileiros

Casos de doença já atingem 75% dos munícipios do país. Ministério da Saúde emitiu um alerta para altos níveis de contaminação nas próximas semanas, devido as fortes chuvas.

08 Abr 2023 - 11h04 | Atualizado em 08 Abr 2023 - 11h04
Casos de Dengue já são 43% superiores ao ano passado e atinge mais de 75% dos municípios brasileiros Lorena Bueri

Apenas uma pequena parte (aproximadamente um quarto) dos municípios brasileiros ainda não registrou nenhum caso de dengue neste ano de 2023. Os dados foram apresentados no último boletim sobre a Dengue, publicado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (06).

De acordo com o levantamento do órgão, há vários casos prováveis de dengue registrados em mais de 4.200 cidades do país. A atual incidência de contaminação da doença é de 278 casos confirmados a cada 100 mil pessoas. O Ministério da Saúde ainda informou que houve uma alta de aproximadamente 43% nos casos em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, 183 pessoas já tiveram óbitos confirmados por conta do surto de dengue no país. Outros 234 óbitos ainda estão em investigação. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo são os estados com maiores números de casos confirmados.

O avanço da doença está preocupando as autoridades, pois o número de casos prováveis de dengue e chikungunya que já foram notificados no Brasil neste ano de 2023, já excederam o limite esperado, que é calculado a partir de uma média histórica. O Ministério alertou para uma provável tendência de aumento de casos nas próximas duas semanas.



Já no final de março, equipes técnicas federais foram enviadas para os estados que estão sinalizados em situação de epidemia: Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O Tocantins já possui a maior taxa de contaminação da doença para o número de habitantes. Os técnicos federais foram responsáveis por orientar a organização das equipes de vigilância local e de assistência em saúde.

É importante se atentar e prevenir a propagação de larva dos mosquitos. Por isso, especialistas recomendam não deixar água parada (como em vasos de plantas ou pneus), deixe sua caixa d’água sempre tampada e bem vedada. Em caso de apresentação de alguns sintomas como: dores musculares e articulares, febre alta e erupções na pele, procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo de você.

Foto destaque: Mosquito Aedes Aegypti. (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo