Notícias

Carnaval e os cuidados com o perigo ao misturar álcool e maconha

O consumo simultâneo da maconha e o alcool potencializa a substância THC no sangue, pesquisas apresentam preocupação no aumento do uso dessas drogas entre jovens e adultos e alerta perigo durante o período do carnaval.

20 Fev 2023 - 22h30 | Atualizado em 20 Fev 2023 - 22h30
Carnaval e os cuidados com o perigo ao misturar álcool e maconha Lorena Bueri

O carnaval é momento de alegria, animação e muito samba no pé. Mas, pode ser preocupante para aqueles que consumem se forma simultânea o alcool e maconha, o que ocorre muito durante esta data.

A maconha, mesmo proibida e ilegal é uma droga que circula no Brasil entre jovens e adultos. Muitas campanhas estaduais e municipais alertam para as causas da dependência em milhões de brasileiros.

Não é por acaso que o Dia Nacional do Combate ao Alcool e às Drogas acontece no dia 20 de fevereiro, em pleno carnaval, para alertar a população sobre os danos que o consumo excessivo de bebida alcoólica e de entorpecentes provoca no organismo.


Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil (Arquivo/Agência Brasil)


O 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira foi coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e da Universidade de Princeton, nos EUA, apresenta que a substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida.

O que muitas pessoas não sabem é do risco do consumo da maconha e do álcool misturados, pois correm o risco de fazer com que a quantidade de tetrahidrocanabinol (THC), substância psicoativa da maconha, no sangue seja potencializada, em comparação de quando a pessoa fuma sem beber.

Caso isso ocorra e seja necessário, procure um médico.

 

Ficar atentos aos seguintes sintomas:

- em muitos casos o consumo elevado das duas substâncias causa náuseas, vertigens, vômitos, desmaios, quadros de ansiedade, síndrome de pânico;

- e alteração das funções cognitivas.

 

Dicas importantes:

- Durante e após o consumo de bebidas alcoólicas, beba muita água para hidratar o corpo;

- Alimentar-se bem antes e após ingerir álcool, pois a comida não permite que o álcool seja rapidamente absorvido;

- Não misture maconha e álcool com medicamentos, os efeitos colaterais podem causar danos irreversíveis.

 

Foto destaque: Perigo do consumo da maconha e alcool misturados (Arquivo/Pixabay)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo