A atriz Carla Diaz usou a sua rede social para relembrar o período difícil que passou. Além da pandemia, ela viveu simultaneamente a descoberta de um câncer na tireoide em 2020. Poucos meses após o diagnóstico, a ex- participante do reality show Big Brother Brasil anunciou que estava curada.
O texto compartilhado por Carla é mais que um desabafo sobre a experiência da atriz, ele traz um alerta para a importância da busca por ajuda médica independentemente do sinal que o corpo apresente. O diagnóstico precoce da doença, aumenta a possibilidade de sucesso no tratamento. O câncer foi diagnosticado em Carla, após a mesma procurar um médico depois de um refluxo. Como dito pela atriz no final da publicação, a descoberta precoce juntamente com a conscientização salvam vidas.
Texto de Carla Diaz (Foto: Reprodução/ Instagram)
Após o diagnóstico, Diaz passou a integrar o grupo de risco durante a pandemia de Covid-19. O medo e a angústia, comumente sofridos por quem descobre uma doença, foram potencializados, atrelado ao isolamento social que consequentemente dificultou a proximidade da rede de apoio da atriz em um momento tão delicado.
Apesar do susto, o tratamento e a cirurgia foram muito eficazes. Dois anos após a descoberta, Carla celebra a vida e usa as suas redes sociais para compartilhar um pouco das suas experiências com o público.
Alguns dos sintomas comumente associados ao câncer enfrentado pela atriz são: aparecimento de nódulo/ caroço no pescoço - caracterizado pelo crescimento rápido; inchaço no pescoço devido a aumento das ínguas; rouquidão, alterações na voz; dificuldade para respirar; tosse constante desassociada de um resfriado ou gripe; dificuldade para engolir, dentre outros.
Embora apresente sintomas característicos, na maioria dos casos de câncer de tireoide os pacientes são assintomáticos dificultando o diagnóstico precoce da doença.
O tratamento é personalizado, conforme o quadro específico do paciente. Podem estar incluídos nele: cirurgia, reposição hormonal, quimioterapia ou radioterapia e a iodoterapia.
Foto destaque: Carla Diaz. Reprodução/ Márcia Piovesan.