Celebridades

Cantores, atores e você: como as pessoas produziram na pandemia?

Crise e falta de grana? Saiba como as celebridades e pessoas "não famosas" conseguiram produzir utilizando as redes sociais e se reinventando na pandemia. Confira!

18 Dez 2020 - 21h48 | Atualizado em 18 Dez 2020 - 21h48
Cantores, atores e você: como as pessoas produziram na pandemia? Lorena Bueri

"A Maré não está para peixe", na forma literal, diria um pescador após não conseguir ter um bom dia em seu barco. Porém, na expressão popular ela é bem utilizada em momentos de dificuldades, quando os obstáculos são maiores que os benefícios. E é exatamente o que acontece em 2020 desde que a quarentena começou em abril, após o primeiro caso de Covid-19 no Brasil ser confirmado em março. Dessa forma, com a necessidade do isolamento social para conter o avanço do coronavírus, os principais setores da economia entraram em queda livre. Algumas políticas de incentivo fiscal e preservação criadas pelo governo federal conseguiram esquentar a indústria e o comércio de bens, que logo foi tentando se adaptar a uma nova realidade.

Com as ruas, shoppings, shows, cinemas e lojas vazias, toda a indústria precisou traçar novas formas de produção e distribuição para seguir gerando consumo e saciando os desejos da população. Atingindo todas as camadas sociais, as pessoas que possuem um negócio precisaram remodelar o modelo de trabalho e a internet virou, mais do que nunca, um importante aliado para passar pela recessão, principalmente com o home office e as vendas online que cresceram exponencialmente. 

Como as celebridades driblaram as dificuldades da pandemia? 

Apesar de pertencer a uma classe mais privilegiada, as celebridades também tiveram problemas neste atual período meio "nebuloso". Com gravações, shows e eventos cancelados, foi preciso mudar completamente a forma de criar, tendo que se inserir por completo no mundo digital. As grandes influenciadoras digitais não encontraram muitas barreiras, já que este é o meio no qual elas geram renda. Por outro lado, atores e cantores estão tendo que correr atrás. 


Números do cantor Péricles cresceram durante isolamento social. (Foto: Reprodução/Mariana Pekin/UOL) 


Pelo lado dos cantores, as plataformas digitais se tornaram as melhores armas para continuar crescendo na carreira artística, além das lives para tentar substituir os shows. O cantor Péricles, por exemplo, produziu um novo álbum chamado Tô Achando que é Amor. Recentemente, o artista declarou que, apesar de todas as dificuldades durante a pandemia, ele vem alcançando números impressionantes nas plataformas digitais. "Mesmo com o isolamento, não posso reclamar. Tive um período de crescimento na carreira", disse ele em entrevista ao "Divirta-se", do site Gazeta. Sem falar das lives, que acabaram ajudando e muito alguns cantores como Gusttavo Lima, Luan Santana, Maiara e Maraisa e tantos outros.

Leia mais: 
Top5daLorena: Confira as Lives que bombaram em 2020

Sem novelas e teatro, os atores enxergaram nas redes sociais o maior aliado para romper as barreiras impostas pela falta de gravações e eventos. Conversas nos stories, entrevistas em live e tantos outros modos para não se distanciar do público estão ditando o rumo da carreira de personalidades conhecidas. Além disso, alguns até investiram nesta fase de muitas produções no mundo digital. A atriz e apresentadora Maísa Silva, por exemplo, abriu uma agência de marketing e publicidade aos 18 anos, e já tem clientes como Tiago Abravanel, Priscilla Alcântara e Celso Portiolli.


Apresentadora Maisa abre o próprio negócio aos 18 anos. (Foto: Reprodução/Assessoria)


"A Maisa empresária é uma realidade! Tô muito feliz em finalmente poder anunciar pra vocês que eu e o @guilherme_ estamos lançando uma agência de influência e publicidade: é a @ag.mudah! O Gui é meu empresário e trabalhamos juntos há 6 anos. Passamos esse último ano desenvolvendo esse projeto incrível e iniciando um novo ciclo da nossa parceria e amizade. O lançamento está sendo agora, mas nós já temos projetos incríveis que realizamos com marcas incríveis e artistas influentes'' disse ela. 

Leia mais: Maisa vira empresária e abre agência de marketing

E quem não é famoso? 

Quando você não tem milhões de seguidores, contrato ou uma carreira artística, a tendência é que a dificuldade vire um mostro. Vivendo no caminho obrigatório de se reinventar para sobreviver, as pessoas chamadas "comuns" precisaram traçar diversos meios para continuar vendendo o seu produto. Dessa forma, os cantores e atores que ainda estão começando na carreira recorreram aos meios digitais para buscar parcerias com artistas mais famosos ou qualquer outra forma para aumentar a divulgação de seus respectivos trabalhos.

Mas e as pessoas que não são artistas?

A crise trouxe um impacto negativo e apreensão aos empresários e trabalhadores autônomos, que hoje representam 21,7 milhões de pessoas em todo o país, segundo dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. Assim como o empresário Brunno de Souza, de 31 anos, que é dono da oficina de automóveis Desamassa. A empresa era do pai de Bruno e vinha acumulando dividas, o que preocupava cada dia o pequeno negócio de família. Aos 18 anos, Brunno, que trabalhava como barman, decidiu assumir a oficina do pai, que ainda era pequena, localizada na Barra Funda, em São Paulo.

Crescendo pouco a pouco, Brunno conseguiu investir em marketing e mudar o negócio para outro local. Com o investimento no Google e o retorno adquirido, o dono da Desamassa começou a pagar as dívidas. Neste período de pandemia, por exemplo, ele vem conseguindo aumentar a divulgação e já tem três unidades em São Paulo. Além disso, ele tem clientes famosos como os humoristas Marcos Chiesa (Bola), ex-Pânico, e Tirulipa; os cantores Kevinho, MC Kekeu, MC Gui, além do jornalista Thiago Rocha, que trabalha com a apresentadora Sonião Abrãao no A Tarde É Sua, da Rede TV. 


Tirulipa foi um dos clientes na oficina de Brunno, em São Paulo. (Foto: Reprodução/Assessoria)


As redes sociais e os meios digitais vêm se tornando aliados importantes para Brunno. “Ninguém cresce sozinho, se eu fosse abraçar o mundo sozinho, no final, não era ninguém também. Tem que ter pessoas que cresçam ao seu lado”, revelou. Entre suas táticas, não estão apenas a boa propaganda e o bom atendimento, mas, principalmente o cuidado que possui com suas lojas, o que é muito importante. Não basta ter uma boa divulgação, mas também oferecer um produto de qualidade. 

Quero algo bonito para as pessoas verem. Prezo demais a beleza e a limpeza. Você nunca pode ser mesquinha com o seu negócio, tem que investir nele, acho isso importante”, finalizou.


(Foto Destaque: Cantores, atores e você: como as pessoas produziram na pandemia?. Foto Péricles: Bruno Fioravanti / The Music Journal. Foto Maisa: Reprodução/Twitter.) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo