Celebridades

Cantora Sia revela diagnóstico tardio de autismo

Sem citar datas, a cantora revelou, aos 47 anos, que recebeu o diagnóstico tardio de autismo durante entrevista ao 'Rob Has a Podcast', e disse ter sido um momento libertador.

30 Mai 2023 - 16h35 | Atualizado em 30 Mai 2023 - 16h35
Cantora Sia revela diagnóstico tardio de autismo Lorena Bueri

A cantora australiana Sia, de 47 anos, surpreendeu seu público ao revelar ter sido diagnosticada com autismo. A revelação aconteceu enquanto a cantora falava ao "Bob Has a Podcast", mas ela não especificou quando isso ocorreu, dando a entender que a descoberta foi feita recentemente.

Estou no espectro e estou em recuperação, e tal – há muitas coisas, disse a artista, que também falou sobre algumas dificuldades que teve durante a vida e que fizeram sentido após o diagnóstico. A cantora aproveitou para informar que a condição pode ser detectada aos 18 meses de vida ou menos", segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos).

Ela, que além de cantora também é compositora, produtora, diretora, roteirista e dubladora, desabafou ao dizer que, de dois anos para cá, estaria tendo liberdade pra ser uma pessoa normal após passar 45 anos escondida atrás de uma máscara. “Tenho que colocar meu 'traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente, totalmente eu mesma”, afirmou.



Sia em tapete vermelho (Foto: Reprodução/Frederick M. Brown)


A voz dos sucessos "Unstoppable" e "Chandelier" destacou que receber esse diagnóstico a fez passar por uma transformação interna, passando a se enxergar de forma diferente e a se amar. Sia se mostrou aliviada ao dividir os seus segredos com as pessoas, e por não ter recebido um tratamento diferente do que foi oferecido, um bate papo em que todos os presente riram com ela.

Sia ainda confessou que agora se sente livre para se aventurar sem medo do julgamento das pessoas, enfatizando que ser compreendido por quem realmente somos é libertador e torna todos mais humanos.

 

Polêmica com filme sobre autismo 

O diagnóstico da cantora é revelado dois anos após ela ter se envolvido numa polêmica ao convidar Maddie Ziegler, quem não tem autismo, para viver uma adolescente autista em seu filme "Music". O longa foi muito criticado e reprovado por entidades que defendem os direitos das pessoas autistas, que classificaram a atuação como estereotipada e exagerada, além de mostrar o uso de contenção em pessoas do espectro.

Sia se pronunciou ,na época, se defendendo das críticas e convidando as pessoas assistirem ao filme antes de julgá-lo. Ela acrescentou um aviso no início da obra alertando que ‘Music’ não tolera o uso de contenção. 

Uma petição ainda foi feita para que o filme não passasse nos cinemas, o que fez com que Sia entrasse em discussões pela internet com o público. Após o episódio, ela revelou ter tido pensamentos suicidas e foi parar na reabilitação após uma recaída. Apesar da má repercussão do longa, "Music" ganhou duas indicações ao Globo de Ouro.

 

Foto Destaque: Cantora Sia durante show. Reprodução/Kirk Staffer.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo