Bem Estar

Câncer de mama: Dr. Igor Fecury alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença

O diagnóstico precoce do câncer de mama faz com que as mulheres tenham 95% de chance de cura da doença. O mês de outubro é destinado para a conscientização do câncer de mama.

21 Out 2021 - 10h15 | Atualizado em 21 Out 2021 - 10h15
Câncer de mama: Dr. Igor Fecury alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença  Lorena Bueri

O câncer de mama, caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama, é o segundo tipo de câncer mais prevalente entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, com aproximadamente 66.280 de casos novos estimados em 2021, o que representa 29,7% dos casos novos por câncer em mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 


O câncer de mama afeta muitas mulheres ao redor do mundo. (Foto:Reprodução/acervo)


Fatores de risco 

Os principais fatores para o aumento do risco de desenvolver o câncer de mama estão relacionados aos picos hormonais, ou seja, as pacientes que possuem níveis hormonais femininos aumentados estão mais sujeitas a ter a doença. Além da falta de atividade física, má alimentação, uso de contraceptivos, consumo de álcool e tabagismo, outros fatores contribuem para o risco do câncer de mama: 

Obesidade: a gordura é convertida em algumas etapas do metabolismo por estrogênio, sendo assim, as pacientes obesas têm mais estrogênio circulante e podem ter o risco aumentado para o câncer de mama. 


A obesidade pode ser um fator de risco. (Foto:Reprodução/Pixabay)


Nulíparas: as mulheres que ainda não tiveram filhos também têm um maior risco de câncer de mama, pois não tiveram pausa nos picos hormonais, assim como ocorre quando estão grávidas ou amamentando. 

Histórico familiar: pacientes com histórico de câncer de mama na família podem apresentar algum tipo de mutação genética em dois genes, que recebem o nome de BRCA1 e BRCA2. 

Menarca precoce: mulheres que tiveram a primeira menstruação mais jovens estão expostas aos hormônios femininos durante um período maior da sua vida. 


O mês de outubro é destinado para a conscientização do câncer de mama. (Foto:Reprodução/Pexels)


Rastreamento 

O rastreio deve ser feito a partir dos 40 anos com mamografia, em todas as mulheres, independentemente de fatores de risco. O autoexame das mamas, apesar de muito difundido, não substitui a mamografia como método de rastreio, sendo importante para que as pacientes conheçam o seu próprio corpo.  

‘Independentemente da idade, as pacientes que não fizeram a mamografia ou abandonaram o rastreio, devem estar atentas ao aparecimento de nódulos, secreções que podem sair no mamilo ou retrações da pele da mama. Em caso de qualquer sinal destes, é preciso comunicar o quanto antes o médico de sua confiança’, explica o Dr. Igor Fecury, cirurgião oncológico. 

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico precoce do câncer de mama faz com que as mulheres tenham 95% de chance de cura da doença. As pacientes que são diagnosticadas em estágio inicial têm um alto índice de cura. De acordo com o cirurgião, a biópsia é muito importante para detectar o tipo de câncer, visto que ele tem vários tipos e subtipos, e cada subtipo corresponde a um tratamento diferente, seja com hormônio, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. 


Fique atento aos sintomas e procure um médico caso sinta algo. (Foto:Reprodução/Pexels)


Preservação da mama 

‘Atualmente, existem cirurgias que conservam boa parte da mama, com o emprego da técnica de oncoplastia mamária, aliando princípios oncológicos à retirada do câncer com cirurgia plástica reconstrutora para reconstituição da mama, mantendo seu formato e sua funcionalidade, sem prejudicar o resultado oncologico’, finaliza o Dr. Igor Fecury. 

 

(Foto destaque: O Câncer de mama teve mais de 66 mil ocorrências no último ano. Reprodução/Internet)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo