Bem Estar

Câncer de laringe: silencioso, mas curável

A doença pode ser mascarada por sintomas comuns e muitas vezes são menosprezadas, mas 95% dos casos são tratáveis desde que a doença seja diagnosticada previamente.

09 Abr 2022 - 14h00 | Atualizado em 09 Abr 2022 - 14h00
Câncer de laringe: silencioso, mas curável Lorena Bueri

É comum ter dor na garganta depois de abusar de bebidas geladas ou rouquidão depois de um show muito animado. No entanto, é preciso ter atenção, pois, caso estas manifestações se tornem frequentes, podem ser sintomas de câncer de laringe. Além de excessos a condição pode ser provocada por vários outros motivos, desde doenças a infecções. Por isso, é importante consultar o especialista ao sentir o desconforto frequente.

A laringe é um dos órgãos principais do corpo humano, exercendo funções respiratórias, fonéticas e deglutidora e, em formato de tubo, estende da faringe à traqueia. De acordo com a médica otorrinolaringologista Adriana Hachiya, diretora da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, 95% dos casos são tratáveis desde que a doença seja diagnosticada previamente. "O câncer de laringe é uma doença insidiosa. O tumor vai crescendo sem dar grandes sinais de alerta e os sintomas muitas vezes são negligenciados pelos pacientes. Quando diagnosticado logo no início, há 95% de chance de cura", explica.


Analise médica. (Foto: Reprodução/Pixel Bay)


O doutor Hugo Ramos, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz informa outras formas de identificar o possível câncer: "(...) cansaço vocal, dor na garganta, dor no pescoço, sensação de corpo estranho na garganta, dificuldade para engolir e para respirar, ou rouquidão por mais de 15 dias devem ser avaliados imediatamente pelo especialista", informa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maior parte dos tumores se desenvolve a partir da glote, responsável pelas pregas vocais. Especialistas recomendam cuidados básicos para evitar a condição: Não gritar, controlar o tom de voz, hidratar-se com água, evitar choques térmicos. para os profissionais que trabalham com a voz, a orientação para fortalecer a musculatura das pregas vocais são participar de corais musicais e evitando alimentos antes de utilizar a voz profissionalmente.

Esta matéria não substitui uma consulta médica. Como a doença se manifesta de maneira silenciosa, por trás de sintomas comuns, é crucial a realização de exames e a consulta com profissional qualificado.

 

Foto destaque: Imagem computadorizada destacando laringe. Reprodução/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo