Esportes

Campeonato Brasileiro: a primeira vez que uma rodada não tem alteração pelo VAR

Pela primeira vez desde a implementação do Var em 2019, uma rodada do Campeonato Brasileiro termina sem a intervenção dos árbitros de vídeo, nenhuma alteração do árbitro de campo.

23 Mai 2023 - 20h59 | Atualizado em 23 Mai 2023 - 20h59
Campeonato Brasileiro: a primeira vez que uma rodada não tem alteração pelo VAR Lorena Bueri

A sétima rodada do Brasileirão de 2023, ficará marcada pela não intervenção do VAR. Pela primeira vez desde a implementação do Var em 2019, não houve nenhuma alteração de decisão da arbitragem.

Anteriormente, o menor número de intervenções do VAR no Campeonato Brasileiro ocorreu nas edições anteriores. Destaca-se que nas rodas 9,11 e 22 do Brasileirão de 2021, assim como nas rodadas 14,18,21 e 35 do Brasileirão de 2022, o VAR interveio apenas uma vez em cada umas das rodadas.

Já o número máximo de intervenções em uma rodada, aconteceu na sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, onde os árbitros mudaram suas decisões após consultarem o VAR em 10 vezes.

Desde da sua utilização em 2019, o Campeonato Brasileiro alcançou a marca de 711 alteração de decisão utilizando o VAR, que dá um média de 4,5 intervenções por rodada. Veja a tabela com as intervenções do VAR:

2019 – 182 intervenções

2020 – 187 intervenções

2021 – 154 intervenções

2022- 173 intervenções

2023- 15 intervenções (até a sétima rodada)


A sétima rodada do Brasileirão 2023, não houve alteração de decisão pelo VAR. Foto: Daniel Hott / América-MG


Neste final de semana, repercutiu o caso de racismo sofrido pelo brasileiro Vinicius Junior no jogo do Real Madrid contra o Valência. A equipe do VAR, ao mostrar a revisão da jogada ao árbitro de campo cortou um trecho em que o jogador Hugo Duro dava um mata-leão no Vinicius Junior e exibiu apenas a parte do vídeo que o atacante brasileiro revidou e acertou o rosto do jogador do Valência. O árbitro de vídeo Ignacio Iglesias Villanueva, foi demitido pela Federação Espanhola de Futebol.

No Brasil, um lance que gerou grande repercussão ocorreu na primeira partida final da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo, quando um pênalti a favor da equipe paulista não foi marcado. Após a intensa reclamação por parte do Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu o erro do VAR.

 

Imagem principal: Equipe do VAR. Foto: Fernando Torres/CBF

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo