Notícias

Campanha Nacional contra a gripe, começará no dia 4 de abril

A previsão de imunização será de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho. A vacina utilizada pelo SUS contra influenza está sendo produzida pelo Instituto Butantan, e a formulação anualmente é atualizada

17 Mar 2022 - 17h32 | Atualizado em 17 Mar 2022 - 17h32
Campanha Nacional contra a gripe, começará no dia 4 de abril Lorena Bueri

O Ministério da Saúde anunciou que no dia 04/04, começará novamente a vacinação contra a gripe. Através de uma nota, a OMS declarou que existem grupos prioritários, e por isso, a ação será dividida em duas etapas.

Na 1ª etapa, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, serão vacinados: 

- Trabalhadores da saúde;

- Idosos com 60 anos ou mais.

Já na 2ª etapa, que vai do dia 3 de maio a 3 de junho, terá como público-alvo: 

- Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias;

- Gestantes e puérperas; 

- Povos indígenas; 

- Professores;

- Pessoas com comorbidades; 

- Pessoas com deficiência permanente; 

- Membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;

- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

A previsão de imunização será de 76,5 milhões de pessoa até o dia 3 de junho. A vacina utilizada pelo SUS contra influenza está sendo produzida pelo Instituto Butantan. A formulação anualmente é atualizada, para que sempre aja com eficácia. A vacina trivalente inclui a proteção contra as cepas H1N1, H3N2 (incluindo a cepa Darwin, responsável por um surto no final de 2021) e tipo B.


Vacina contra influenza. (Foto: Reprodução/CNN)


Segundo a OMS, saiba porque da importância de se vacinar contra influenza em tempos de Covid-19. "À medida que o percentual de pessoas vacinadas contra a covid-19 em todo o mundo aumenta, com diminuição das taxas de infecções da doença e crescente tendência de flexibilização das restrições, há uma oportunidade para que ocorra um ressurgimento da circulção de outros vírus respiratórios, como influenza.

Em relação à magnitude da temporada de influenza em 2022 e a possibilidade da cocirculação dos vírus influenza e do SARS-CoV-2, destaca-se a importância das medidas de prevenção da influenza e da morbidade e mortalidade associadas a ela.  A vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência. Em um cenário de saturação dos serviços de saúde, em razão do aumento no número de casos de covid-19, a vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença e reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza, aliviando a sobrecarga no sistemade saúde durante a pandemia pela covid-19. Desta forma, os profissionais da saúde devem se valer de todas as oportunidades durante a temporada de vacinação contra a influenza para vacinar todas as pessoas elegíveis. A OMS definiu como grupos de elevada prioridade para a vacinação os profissionais da área da saúde e os idosos.

A seguir, sem ordem de prioridade, viriam as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e portadores de determinadas doenças crônicas. No Brasil, outros grupos também são contemplados nesta campanha considerando o risco a que estão expostos.

A vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza, além de reduzir o absenteísmo e possibilitar a manutenção do funcionamento de serviços essenciais."

 

Foto Destaque: Funcionária da saúde preparando vacina para aplicação. Reprodução/G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo