Notícias

Câmara dos Deputados da Itália elege um presidente pró-Putin

Nesta sexta-feira (14), o católico ultraconservador Lorenzo Fontana foi eleito presidente da Câmara italiana para substituir o parlamentar do Movimento 5 Estrelas, Roberto Fico.

14 Out 2022 - 20h30 | Atualizado em 14 Out 2022 - 20h30
Câmara dos Deputados da Itália elege um presidente pró-Putin Lorena Bueri

A Câmara dos Deputados da Itália elegeu como presidente Lorenzo Fontana. Ele é de direita e pró-Putin, e, suas posições são consideradas como socialmente conservadoras e eurocéticas. Também pertence ao partido conservador da Liga que tem integrantes, inclusive Fontana, conhecidos por posturas anti-gays.

A eleição ocorreu nesta sexta-feira (14), e na quinta-feira anterior um político nacionalista — colecionador de recordações fascistas — se tornou presidente do Senado no país. As eleições parlamentares ocorreram no mês passado, quando Giorgia Meloni e a coligação partidária de partidos conservadores e de extrema-direita Irmãos da Itália chegaram com o apoio à ela na cadeira no governo, representado pelo cargo de primeira-ministra.


(Reprodução/Instagram Lorenzo Fontana)


Meloni ainda deverá ser nomeada no final deste mês. Berlusconi — ex-primeiro-ministro — está particularmente furioso pela recusa da futura da nova líder em satisfazer seus pedidos de cargos importantes. Mesmo tentando moderar sua imagem durante a campanha eleitoral, ela tem dificuldades para compor o novo gabinete.

Também durante a campanha ela reforçava a todo instante que seu partido é o principal grupo conservador do país, além, é claro, de negar ou não problematizar o fato de ter durante sua carreira política um certo euroceticismo nas relações internacionais da Itália no Bloco Europeu e com o restante do continente.

O resultado desta eleição parlamentar para os italianos é uma maior representação da extrema-direita nas duas Câmaras do Parlamento. Esse núcleo pode se fortalecer se caso se unirem para montar uma coalizão pró-governo Meloni. Para muitos, a eleição do novo presidente da Câmara foi uma surpresa. Lorenzo Fontana terá que se desvincular de alguns posicionamentos pró-Putin em 2018. Na ocasião, ele afirmou sobre o presidente russo: “uma luz brilhante até para nós no Ocidente”. Se tornou conhecido na Itália justamente por ter posições controversas com a linha progressista. Ele disse ser contrário o casamento gay, imigração em massa e principalmente contra o aborto.

Foto Destaque: Parlamentares italianos se manifestando contra votos para Lorenzo Fontana na eleição indireta. Reprodução/Twitter CrazyItalianPol

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo