Notícias

Câmara aprova visita de presidente da Funai para falar sobre os Yanomami

A Câmara de Deputados está disposta a ouvir Marcelo Xavier, presidente da Funai, para avaliar sobre os recentes conflitos em terras Indígenas, incluindo violência e garimpo ilegal.

18 Mai 2022 - 19h50 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 19h50
Câmara aprova visita de presidente da Funai para falar sobre os Yanomami Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (18), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento, Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados deu seu consentimento para a elaboração de um requerimento, com o objetivo de ouvir os esclarecimentos de Marcelo Xavier, Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), a respeito das recentes, recorrentes e preocupantes notícias sobre a violência sofrida pelo povo Yanomami – episódios de brutalidade que chegaram a envolver crianças, como o caso de estupro e morte de uma menina indígena, cuja investigação ainda não chegou a resultados concretos –, além da presença do garimpo ilegal em terras Indígenas.  O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), reforçou sua equipe com 30 procuradores para que fiquem responsáveis pela região Amazônica. 


Indígena Yanomami em Alto Alegre, Roraima. (Foto: Adriano Machado / REUTERS.)


A deputada Vivi Reis (PT-PA), foi a responsável pela autoria do requerimento, e advogou sobre a importância da presença de Marcelo Xavier, principalmente por conta de uma fala do presidente da Funai em entrevista coletiva no dia 12 de abril. Marcelo foi franco a respeito da realidade da região, expondo como enfrentam a fome, enfermidades e muitas outras situações nocivas para a saúde do povo. Xavier disse que “da mesma forma os garimpeiros trabalham em condições insalubres e, portanto, também são vítimas como os indígenas Yanomamis”.


Área de garimpo na Terra Indígena Yanomami. Foto: Acervo ISA. 


O presidente da Funai fez ainda outras afirmações na mesma ocasião, como, por exemplo, o fato de que os problemas e adversidades nas Terras Indígenas estão se passando há mais de 30 anos no Brasil, e que a causa desta consequência seria culpa do presidente venezuelano e de governantes anteriores do nosso país. Em sua defesa, Xavier afirmou que a resposta para essa situação seria a regularização do garimpo nas regiões afetadas, o que viola diretamente os direitos dos Yanomami. Apesar da urgência do assunto e os casos bárbaros expostos pelos meios de comunicação, ainda não há uma data prevista para a ocorrência dessa reunião.

 

Foto Destaque: Mãe Yanomami amamentando seu filho. Reproduçao/ GettyImages / A. Anholete

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo