Notícias

Calistenia se torna popular durante a pandemia

A calistenia é um método que pode ser feito por pessoas de todas as idades, em qualquer hora e lugar. Durante a pandemia, o método conseguiu diversos praticantes.

3 min de leitura
16 Jan 2022 - 15h57 | Atualizado em 16 Jan 2022 - 15h57

Durante a pandemia, muitas pessoas começaram a praticar uma atividade física chamada calistenia. É um método que pessoas de todas as idades podem fazer, pode ser executado em qualquer hora e lugar e não necessita de equipamentos de academia, já que o objetivo é trabalhar a força e a resistência muscular.

Nathalie Diniz, 35 anos, praticante desse exercício há 13 anos e professora para iniciantes, explicou: “A calistenia é um método de treinamento que usa o peso do próprio corpo para fazer os exercícios. Durante a pandemia, as pessoas buscaram uma forma de treinar, e por isso a calistenia está tão em evidência agora.” 

A Praça Horácio Sabino, no bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo, é um local onde esportistas se encontram para praticar atividades físicas. Lá é um lugar onde se tem estrutura boa para praticar essa metodologia, já que tem barras de ferro, paralelas e tapetes de borracha para minimizar o impacto das quedas.  


Método de calistenia. (Foto: Reprodução/Instagram).


André Santos, 17 anos, diz: "Ás vezes, nós encontramos locais com barra de inox, mas não serve, pois é muito lisa. Então tem muita gente que manda serralheiro fazer a barra, e nossa casa acaba sendo um refúgio para treinar.” 

André ainda explicou: “Aconselho começar pelo básico. Calistenia é para qualquer um, não importa a idade, peso, altura ou tamanho. É livre. A pessoa começa a treinar, fortalece com a base, e assim começa a se entreter e evoluir. Depois acaba se apaixonando por isso como eu.” 

Na praça, André e Nathalia sempre se encontram com seus amigos Danilo Morgan e David Medrado para praticar juntos a atividade.  

Danilo, 28 anos, disse: “Em geral, as pessoas começam por barras fixas, paralelas, flexão e agachamento. A partir daí, vai ter um norte do que gosta, se prefere estilo livre, que é mais acrobático, ou se quer mais força. Os dinâmicos acrobáticos chamam muita atenção. Existem movimentos de nível muito avançado, para o público que vê é muito empolgante.” 

Como mencionado, além de a calistenia aumentar a força e resistência muscular, ela também ajuda a estender a flexibilidade e a mobilidade. Mas, assim como qualquer exercício, é preciso fazer sob a orientação de um instrutor, para garantir a qualidade e te ajudar a fazer corretamente com o intuito de evitar possíveis lesões.  

A calistenia também tem como benefícios:  

- Aumento da massa muscular;  

- Ativação do metabolismo;  

- Aumento do gasto energético e diminuição do percentual de gordura; 

- Desenvolvimento da coordenação motora;  

- Melhor equilíbrio corporal. 

 

Foto Destaque: Praticantes da calistenia. Reprodução/Daniel Teixeira/Estadão.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo