Mundo Pet

Cães entram no livro dos recordes ao identificarem 28 doenças pelo olfato

Cinco cachorros entraram para o livro dos recordes de 2023, ao identificarem de forma correta 28 amostras de doenças. Os cães também conseguiram em outro teste identificar de forma consecutiva 24 amostras de doenças

26 Jan 2023 - 10h18 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 10h18
Cães entram no livro dos recordes ao identificarem 28 doenças pelo olfato  Lorena Bueri

Os animais são de uma instituição britânica que tem se especializado em treinar cachorros para identificar amostras de diversos tipos de doenças. Com isso, os cães entraram recentemente no livro dos recordes, o Guiness, após identificarem 28 doenças pelo olfato durante o teste.

A Medical Detection Dogs, fundada em 2008, trabalha com essa ideia de treinamento, para que os animais possam identificar mudanças pequenas e repentinas de odor de uma pessoa, e assim, rapidamente, já identificar e alertar sobre uma possível doença. 

Os treinamentos são tão produtivos e o trabalho com os cachorros são tão bem feitos, que além desse recorde que conseguiram em fevereiro de 2022, eles ainda conseguiram quebrar outro recorde, em novembro de 2022. Os cachorros, Bumper, Jodie, Jude, Florin e Lexi, foram capazes de identificar corretamente, de forma consecutiva, 24 amostras de doenças, que estavam em forma de urina, saliva e até respiração.  

O editor chefe do livro dos recordes, Adam Millward comentou sobre o que achou dos cachorros no teste: “Fiquei impressionado não apenas com a precisão e o enorme potencial que essa pesquisa poderia ter para o futuro do diagnóstico de doenças, mas também com a diversão que eles claramente estavam tendo com seus treinadores enquanto realizavam esse trabalho potencialmente salvador de vidas.” 

Nesse teste, as cinco doenças que foram analisadas para a quebra do recorde, foram, Parkinson, câncer de próstata, infecção por Pseudomonas, PoTS (Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática e Covid-19. 

De acordo com o site da instituição, além dessas doenças, os cachorros são treinados também para identificar diversos tipos de alergia, diabetes tipo 1, malária e até doença de Addison. 


O teste realizado que quebrou o recorde (Divulgação / Youtube Guiness World Record)


A Cofundadora e Diretora Científica da instituição, também elogiou seus animais e sobre o trabalho que está sendo feito pela Medical Detection Dogs: “A Medical Detection Dogs está muito orgulhosa de ter conseguido isso. Não só mostra a capacidade dos nossos cães – que sempre soubemos – como também mostra a confiabilidade com que conseguem detectar estas doenças, mesmo numa situação tão inusitada.” 

Para a instituição, o trabalho não para por aqui, eles vão continuar treinando, com o objetivo de quebrar mais recordes no futuro: “Foi um dia tenso, emocionante e de muito orgulho e estamos muito felizes que esse recorde vai ficar para a história. E mal podemos esperar para tentar quebrar o recorde novamente daqui a alguns anos.”. 

Foto Destaque: O momento que eles entram para o livro dos recordes (Reprodução/Site Medical Detection Dogs)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo