Beleza

Cabelo ondulado: saiba como cuidar das suas ondas

Tem cabelo ondulado? Então conheça os cuidados e o que evitar para manter seu cabelo ondulado saudável, brilhante, definido por mais tempo, sem frizz e muito mais

25 Jan 2022 - 13h14 | Atualizado em 25 Jan 2022 - 13h14
Cabelo ondulado: saiba como cuidar das suas ondas Lorena Bueri

Seu cabelo é naturalmente ondulado, e não sabe os devidos cuidados que ele necessita? Saiba que você não está só: por se tratar de uma curvatura que está entre o liso e cacheado — com a raiz lisa e o cumprimento ondulado — ele necessita ser tratado com cuidado. Pensando nisso, separamos para você as melhores dicas oferecidas pela Capricho acerca dessa temática.

Conheça as categorias de ondulado

Nota-se que existem desde as ondas mais abertas — aquele estilo beach waves —, desde as madeixas que onde as ondas são mais fechadas, quase formando um cacho. Para diferenciá-las, designando os melhores produtos para cada necessidade, o cabelo ondulado é dividido entre: 2A, 2B e 2C.



O ondulado 2A é aquele que, normalmente, apresenta a raiz mais lisa, com uma maior tendência ao frizz, e ondas formadas nas pontas do cabelo. No que lhe concerne, o 2B conta com ondas mais definidas, em comparação com o 2A, tendo mais volume e uma facilidade maior para ganhar definição. Além disso, temos o 2C, a última curvatura antes de entrarmos no cacheado: ele costuma ter uma porcentagem menor de raiz lisa — 2 a 3 dedos —, com um frio mais grosso, maior facilidade de manter a definição e volume.

Escolhendo os produtos

Agora que conhecemos os diferentes tipos de ondulados, podemos iniciar o nosso debate sobre seus cuidados. Essa classificação tem um objetivo em específico: desenvolver produtos específicos para cada necessidade. 

Portanto, quando for escolher seus produtos, — shampoo, condicionador, co-wash, máscara de tratamento e finalizadores — busque os que afirmam na embalagem, serem ideais para os seus fios.

Vale ressaltar que, essa é apenas uma indicação. Cabelos ondulados com alguma química — como descoloração, por exemplo —, normalmente necessitam de produtos mais “pesados”, como os designados para o cabelo cacheado, então, teste até encontrar o que melhor atende às suas necessidades. 

Tratamentos

A curvatura capilar, apresenta como característica uma dificuldade para a oleosidade natural da raiz dos fios chegarem às pontas, quanto maior for a curvatura, maior é essa dificuldade. Portanto, o cabelo ondulado tende a ter as pontas mais ressecadas, e para solucionar esse impasse, fazer tratamentos é essencial.

O ideal é observar como os seus fios respondem ao tratamento, mas o recomendado para quem está iniciando nos cuidados é: durante a semana, alterne entre tratamentos de hidratação — feitos para repor a água do fio —, e nutrição — voltados para repor os lipídios, oleosidade saudável do cabelo, essa etapa auxilia as onduladas no frizz —, e por fim, realizar uma reconstrução — responsável por repor a proteína, evitando que o fio quebre e fique frágil —  com a frequência de uma vez ao mês, o que, se você tiver madeixas muito danificadas, podem ser realizadas a cada 15 dias.

Evite água quente

Quem não adora aquele banho com uma água bem quente no inverno? Pois bem, em outras estações, evite a temperatura alta da água, optando por morna, ou até mesmo fria.

Isso pois, a água quente abre as cutículas que selam o fio, podendo fazer com que a hidratação saia das madeixas. Além disso, os fios tendem a estarem mais ressecados e propensos ao frizz. Dica extra: caso não consiga escapar da água quente, tente ao menos fazer o último enxágue com água fria, auxilia no selamento dos fios e a proporcionar brilho.

Como pentear corretamente

Quando for pentear seu cabelo, a sugestão é que o faça com os fios molhados a úmidos, aplicando um creme de pentear para tornar o desembaraço mais fácil. Por último, penteie das pontas para a raiz, evitando a quebra, e escolha, por exemplo, um pente de dentes largos, para auxiliar no controle do frizz.

Lidando com o frizz


Ondulada e seu frizz. (Foto: Reprodução/Freepik)


O frizz é uma característica natural de qualquer cabelo. Todavia, o cabelo ondulado tem uma tendência maior ao frizz em comparação aos demais. Para driblar essa questão, a dica é evitar esfregar o cabelo na toalha, visto que a tração desse movimento abre as cutículas, causando frizz — e se possível, use uma toalha de algodão, ela ajuda a diminuir essa característica, o mesmo vale sobre a recomendação de usar toucas e/ou fronhas de cetim ao dormir —. Ademais, vale ressaltar a importância de evitar a água quente.

Finalizando o cabelo ondulado

A gama de finalizações para o cabelo ondulado é extensa, não havendo certo e errado, mas sim o que melhor atende ao seu objetivo: mais definição e menos frizz, mais volume, ondas mais abertas, e mais. Iniciar com finalizadores — creme de pentear, ativador de ondas, entre outros —, específicos para o cabelo ondulado, costumam não pesar os fios. 


Criadora de conteúdo finaliza seu cabelo 2B. (Foto: Reprodução/Intagram)


Uma finalização tradicional é a fitagem: com os fios desembaraçados, úmidos e com o finalizador escolhido, separe o cabelo em mechas e faça “fitas” dessas mechas — com um pente de dentes largos, ou os próprios dedos, por exemplo —, amassando as fitas das pontas para o cumprimento. Sobre a secagem, pode ser natural, ou com o auxílio de um  secador.

Cortes para o cabelo ondulado


Criadora de conteúdo com cabelo ondulado curto. (Foto: Reprodução/Instagram)


Existem cortes que melhor valorizam as ondas naturais. Um tradicional é o corte em camadas e base em U ou V, dando mais movimento e facilitando a definição. Para quem deseja um cabelo curto, o pixie com uma franja longa traz estilo e personalidade. A escolha vai da mensagem que você deseja passar e o que mais lhe agrada.

Foto Destaque: Shakira e seu ondulado natural. Reprodução: Oh My Rock

VEJA TAMBÉM

Reality: Ronaldinho Gaúcho dá show de habilidade e simpatia em programa Turco No Limite Lorena Bueri

Reality: Ronaldinho Gaúcho dá show de habilidade e simpatia em programa Turco No Limite

No programa 'Survivor All Star' (No Limite), da emissora turca TV8, o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho deu show de malabarismos, simpatia e habilidade com a bola
Recopa Sul-Americana: confira tudo sobre LDU x Fluminense Lorena Bueri

Recopa Sul-Americana: confira tudo sobre LDU x Fluminense

Em confronto válido pelo jogo de ida, o tricolor carioca busca a “revanche” contra o time do Equador, em Quito; veja onde assistir, escalações e dados da partida
Seleção feminina vence Porto Rico por 1 a 0, mas deixa a desejar na Copa Ouro Lorena Bueri

Seleção feminina vence Porto Rico por 1 a 0, mas deixa a desejar na Copa Ouro

Brasil vence Porto Rico na Copa Ouro, mas não mostrou um bom futebol; O time sofreu sem uma camisa 9 e só marcou o gol da vitória com Gabi Nunes, no segundo tempo
Cruzeiro perde para o Sousa e é eliminado da Copa do Brasil 2024 Lorena Bueri

Cruzeiro perde para o Sousa e é eliminado da Copa do Brasil 2024

Raposa dependia apenas de um empate para avançar, mas leva dois gols nos minutos finais de jogo e fica fora da competição nacional logo na primeira fase do torneio
Após Copa do Nordeste, ônibus do Fortaleza é atacado por torcida organizada do Sport Lorena Bueri

Após Copa do Nordeste, ônibus do Fortaleza é atacado por torcida organizada do Sport

As cenas de violência aconteceram longe da Arena de Pernambuco, no bairro do Curado no Recife, após Sport e Fortaleza se enfrentarem pela Copa do Nordeste
Madonna responde sobre o título de rainha do pop: “A monarquia está no passado e eu não”  Lorena Bueri

Madonna responde sobre o título de rainha do pop: “A monarquia está no passado e eu não”

Em uma entrevista exclusiva durante sua turnê mundial e campanha para o Banco Itaú, a cantora revela sua visão sobre seu legado atemporal e como suas escolhas artísticas percorrem os seus 40 anos de carreira
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo