Beleza

Cabelo ondulado: saiba como cuidar das suas ondas

Tem cabelo ondulado? Então conheça os cuidados e o que evitar para manter seu cabelo ondulado saudável, brilhante, definido por mais tempo, sem frizz e muito mais

25 Jan 2022 - 13h14 | Atualizado em 25 Jan 2022 - 13h14
Cabelo ondulado: saiba como cuidar das suas ondas Lorena Bueri

Seu cabelo é naturalmente ondulado, e não sabe os devidos cuidados que ele necessita? Saiba que você não está só: por se tratar de uma curvatura que está entre o liso e cacheado — com a raiz lisa e o cumprimento ondulado — ele necessita ser tratado com cuidado. Pensando nisso, separamos para você as melhores dicas oferecidas pela Capricho acerca dessa temática.

Conheça as categorias de ondulado

Nota-se que existem desde as ondas mais abertas — aquele estilo beach waves —, desde as madeixas que onde as ondas são mais fechadas, quase formando um cacho. Para diferenciá-las, designando os melhores produtos para cada necessidade, o cabelo ondulado é dividido entre: 2A, 2B e 2C.



O ondulado 2A é aquele que, normalmente, apresenta a raiz mais lisa, com uma maior tendência ao frizz, e ondas formadas nas pontas do cabelo. No que lhe concerne, o 2B conta com ondas mais definidas, em comparação com o 2A, tendo mais volume e uma facilidade maior para ganhar definição. Além disso, temos o 2C, a última curvatura antes de entrarmos no cacheado: ele costuma ter uma porcentagem menor de raiz lisa — 2 a 3 dedos —, com um frio mais grosso, maior facilidade de manter a definição e volume.

Escolhendo os produtos

Agora que conhecemos os diferentes tipos de ondulados, podemos iniciar o nosso debate sobre seus cuidados. Essa classificação tem um objetivo em específico: desenvolver produtos específicos para cada necessidade. 

Portanto, quando for escolher seus produtos, — shampoo, condicionador, co-wash, máscara de tratamento e finalizadores — busque os que afirmam na embalagem, serem ideais para os seus fios.

Vale ressaltar que, essa é apenas uma indicação. Cabelos ondulados com alguma química — como descoloração, por exemplo —, normalmente necessitam de produtos mais “pesados”, como os designados para o cabelo cacheado, então, teste até encontrar o que melhor atende às suas necessidades. 

Tratamentos

A curvatura capilar, apresenta como característica uma dificuldade para a oleosidade natural da raiz dos fios chegarem às pontas, quanto maior for a curvatura, maior é essa dificuldade. Portanto, o cabelo ondulado tende a ter as pontas mais ressecadas, e para solucionar esse impasse, fazer tratamentos é essencial.

O ideal é observar como os seus fios respondem ao tratamento, mas o recomendado para quem está iniciando nos cuidados é: durante a semana, alterne entre tratamentos de hidratação — feitos para repor a água do fio —, e nutrição — voltados para repor os lipídios, oleosidade saudável do cabelo, essa etapa auxilia as onduladas no frizz —, e por fim, realizar uma reconstrução — responsável por repor a proteína, evitando que o fio quebre e fique frágil —  com a frequência de uma vez ao mês, o que, se você tiver madeixas muito danificadas, podem ser realizadas a cada 15 dias.

Evite água quente

Quem não adora aquele banho com uma água bem quente no inverno? Pois bem, em outras estações, evite a temperatura alta da água, optando por morna, ou até mesmo fria.

Isso pois, a água quente abre as cutículas que selam o fio, podendo fazer com que a hidratação saia das madeixas. Além disso, os fios tendem a estarem mais ressecados e propensos ao frizz. Dica extra: caso não consiga escapar da água quente, tente ao menos fazer o último enxágue com água fria, auxilia no selamento dos fios e a proporcionar brilho.

Como pentear corretamente

Quando for pentear seu cabelo, a sugestão é que o faça com os fios molhados a úmidos, aplicando um creme de pentear para tornar o desembaraço mais fácil. Por último, penteie das pontas para a raiz, evitando a quebra, e escolha, por exemplo, um pente de dentes largos, para auxiliar no controle do frizz.

Lidando com o frizz


Ondulada e seu frizz. (Foto: Reprodução/Freepik)


O frizz é uma característica natural de qualquer cabelo. Todavia, o cabelo ondulado tem uma tendência maior ao frizz em comparação aos demais. Para driblar essa questão, a dica é evitar esfregar o cabelo na toalha, visto que a tração desse movimento abre as cutículas, causando frizz — e se possível, use uma toalha de algodão, ela ajuda a diminuir essa característica, o mesmo vale sobre a recomendação de usar toucas e/ou fronhas de cetim ao dormir —. Ademais, vale ressaltar a importância de evitar a água quente.

Finalizando o cabelo ondulado

A gama de finalizações para o cabelo ondulado é extensa, não havendo certo e errado, mas sim o que melhor atende ao seu objetivo: mais definição e menos frizz, mais volume, ondas mais abertas, e mais. Iniciar com finalizadores — creme de pentear, ativador de ondas, entre outros —, específicos para o cabelo ondulado, costumam não pesar os fios. 


Criadora de conteúdo finaliza seu cabelo 2B. (Foto: Reprodução/Intagram)


Uma finalização tradicional é a fitagem: com os fios desembaraçados, úmidos e com o finalizador escolhido, separe o cabelo em mechas e faça “fitas” dessas mechas — com um pente de dentes largos, ou os próprios dedos, por exemplo —, amassando as fitas das pontas para o cumprimento. Sobre a secagem, pode ser natural, ou com o auxílio de um  secador.

Cortes para o cabelo ondulado


Criadora de conteúdo com cabelo ondulado curto. (Foto: Reprodução/Instagram)


Existem cortes que melhor valorizam as ondas naturais. Um tradicional é o corte em camadas e base em U ou V, dando mais movimento e facilitando a definição. Para quem deseja um cabelo curto, o pixie com uma franja longa traz estilo e personalidade. A escolha vai da mensagem que você deseja passar e o que mais lhe agrada.

Foto Destaque: Shakira e seu ondulado natural. Reprodução: Oh My Rock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo