Beleza

Cabelo oleoso: como combater o excesso sebáceo do couro cabeludo

Saiba como lavar, hidratar e cuidar do cabelo oleoso. Quando não tratado da maneira correta, o couro cabeludo pode desenvolver caspas que prejudicam a saúde capilar.

11 Jul 2022 - 18h13 | Atualizado em 11 Jul 2022 - 18h13
Cabelo oleoso: como combater o excesso sebáceo do couro cabeludo Lorena Bueri

Em geral, as brasileiras sofrem com a oleosidade, seja na pele ou no couro cabeludo. O problema da oleosidade no cabelo é que ele fica com um aspecto pesado, sujo e muitas vezes desenvolve as caspas (que provoca coceiras e queda de cabelo). Por isso, é importante saber como cuidar do cabelo oleoso, principalmente durante o verão.

O que causa a oleosidade?

Fatores externos como poluição, água quente ou procedimentos químicos podem deixar o couro cabeludo mais oleoso, porém fatores internos como má alimentação, pouca ingestão de água e stress, são apenas alguns exemplos de como pequenas coisas do cotidiano podem afetar a saúde capilar.

O óleo produzido em excesso pelas glândulas sebáceas, também pode estar ligado a uma condição genética.


Cabelos oleosos, como resolver de vez? (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Maneira correta de lavar o cabelo oleoso

Primeiro molhe o cabelo, e em seguida espalhe o shampoo delicadamente no couro cabeludo, massageando com cuidado, caso seja necessário o produto pode ser aplicado mais de uma vez. Depois desse processo enxágue, até não restar nenhum resíduo.

O produto não deve ser passado no comprimento do cabelo, pois pode danificar e ressecar as pontas. Já o condicionador, não pode entrar em contato com o topo da cabeça, passe-o somente nas pontas.

Como cuidar?

  • Lavar: A lavagem deve ser feita pelo menos um dia sim, um dia não. Não é correto lavar os fios diariamente, pois pode acontecer um efeito rebote, fazendo com que o couro cabeludo produza mais óleo.
  • Temperatura da água: esse é um dos principais pontos na estimulação das glândulas sebáceas, a água quente ajuda a produzir mais sebo, ou seja, ela deve ser evitada. A melhor opção é a água morna ou fria.
  • Produtos específicos: outro ponto importante é o produto usado para lavar e condicionar os fios. A composição deve corresponder ao seu tipo de cabelo.
  • Evite passar as mãos: esse é um hábito que muitas pessoas têm, e acaba transmitindo a oleosidade ou sujeira das mãos para os fios.
  • Hidratação: O uso das máscaras de hidratação são indispensáveis para manter o cabelo sempre saudável, o único cuidado é na aplicação, que precisa ser do cumprimento para as pontas.

Caso o problema persista por muito tempo, procure a ajuda de um especialista em dermatologia, pois ele irá avaliar e remendar o tratamento adequado.

Foto destaque: Cabelos oleosos podem causar caspas. Reprodução/Element Digital/ Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo