Notícias

CPI das Crianças Desaparecidas estabelece medidas com operadoras e delegacias

A Alerj aprovou desta quinta-feira (17), o relatório final da CPI das Crianças Desaparecidas, que estabelece medidas para a descoberta do paradeiro de menores de idade.

17 Mar 2022 - 20h35 | Atualizado em 17 Mar 2022 - 20h35
CPI das Crianças Desaparecidas estabelece medidas com operadoras e delegacias Lorena Bueri

A Alerj aprovou nesta quinta-feira (17), o relatório final da CPI das Crianças Desaparecidas, que estabelece medidas para a descoberta do paradeiro de menores de idade. De acordo com o documento, cartazes serão colocados em delegacias informando sobre o registro imediato dos desaparecimentos. Além disso, foi estabelecida a Lei do Alerta Pri (Lei 9.182/2020), na qual operadoras poderão disparar alertas sobre o sumiço destas pessoas.


Deputado Danniel Librelon, relator da CPI. (Foto: Reprodução/G1)


Segundo o relator da CPI, o deputado Danniel Librelon (Republicanos), a comissão "recebeu dados da Polícia Civil, do Ministério Público, da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), do Conselho Tutelar, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos" e "ouviu mães e familiares que fazem parte dessa estatística": "Precisamos de mais delegacias especializadas, e mais políticas públicas em defesa das nossas crianças", alerta.


Alexandre Knoploch. (Foto: Reprodução/Jornal do Brasil)


Alexandre Knoploch, presidente da CPI e autor da Lei do Alerta Pri, espera que esta medida seja abrangida para todo o Brasil e destaca a gravidade do problema do desaparecimento de jovens no Rio d3 Janeiro. "Precisamos olhar para as pessoas, para as famílias que estão por trás desses jovens desaparecidos", declarou.

Já a deputada Lucinha (PSDB) explica uma das causas do problema: "A pobreza está muito grande, e as famílias colocam as crianças nas ruas para conseguir dinheiro para tentar sobreviver", destaca. "Se nós tivermos uma educação integral de qualidade, principalmente para as crianças de periferia, da Baixada Fluminense, da Região Metropolitana, da Zona Oeste, vamos conseguir proporcionar oportunidades para que os jovens avancem nos estudos, consigam entrar no mercado de trabalho e não precisem mais procurar oportunidades nas ruas, onde ficam vulneráveis", analisa.

Além destas medidas, ainda há a expectativa criada pelo secretário de Estado de Polícia Civil, Allan Turnows, que disse que pretende implantar uma nova Delegacia de Descoberta de Paradeiros, provavelmente em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

 

Foto destaque: Relatório final da CPI das Crianças Desaparecidas ao ser aprovado. Divulgação/Julia Passos/Alerj

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo