CONMEBOL divulgou os duelos da fase preliminar com três chaveamentos da Libertadores 2023. Os jogos serão Sport Huancayo x Nacional (E1), Nacional Potosí x El Nacional (E2) e Boston River x Zamora (E3). Na segunda etapa Carabobo x Atlético Mineiro (C1), E1 (Sport Huancayo ou Nacional) x Sporting Cristal (C2), Deportivo Maldonado x Fortaleza (C3), E2 (Nacional Potosí x Independiente Medelín (C4), Magallanes x Always Ready (C5) , Curicó Unido x Cerro Porteño (C6), E3 (Boston River ou Zamora) x Huracán (C7) e Universidad Catolica-EQU x Millonarios (C8).
Todas as fases da Libertadores que terá final marcada para 11 de novembro de 2023. FOnte/Reprodução Nosso Palestra
Serão no total, dezenove times que disputarão classificação para quatro vagas na fase de grupos. Os brasileiros começaram a disputar somente na segunda fase, assim como colombianos, chilenos e argentinos. Nessa etapa, os jogos serão ida e volta, sem equipes do mesmo país se enfrentando. Os jogos acontecerão na primeira fase, nos dias 8 e 15 de fevereiro. A segunda fase será em 22 de fevereiro e 1º de março, seguida da terceira fase entre 8 e 15 de março. Para a terceira etapa dessa fase, haverá o cruzamento de oito times restantes, que jogarão mata-mata ida e volta, fechando os quatro que irão para a fase de grupos.
Abaixo, a simulação dos classificados de cada chave:
C1 x C8 (G1)
C2 x C7 (G2)
C3 x C6 (G3)
C4 x C5 (G4)
Na edição de 2023 a Libertadores contará com sete clubes brasileiros, com a grande final marcada para 11 de novembro e o país sede ainda segue indefinido. Nos bastidores, a Colômbia segue como favorita para ser o grande palco da final, na capital Medelín. O campeão da Libertadores de 2022 foi o Flamengo de Dorival Junior, vencendo o Athlético Paranaense de Luiz Felipe Scolari, numa grande final brasileira disputada no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, no final de outubro, pelo placar de 1a0, com gol de Gabigol, nos acréscimos da primeira etapa de jogo.
Foto Destaque: CONMEBOL divulga fases de Libertadores e Sul-americana 2023. Fonte/Reprodução ESPN