Colunista

Bruxismo: entenda as causas, sintomas e possíveis tratamentos

Problema que aflige milhões de brasileiros pode indicar diversos fatores externos e internos. Dr. Sylvio Simioni explica!

30 Set 2022 - 15h24 | Atualizado em 30 Set 2022 - 15h24
Bruxismo: entenda as causas, sintomas e possíveis tratamentos Lorena Bueri

Você já deve ter ouvido falar em bruxismo e até conhece alguém que tem que lidar com isso, mas talvez nunca tenha sabido exatamente qual era o problema ou como lidar com ele, certo? Bem, essa condição é mais comum do que você imagina e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas com essa condição, causando alguns problemas.

Na matéria de hoje, irei abordar sobre isso e como você pode ficar longe do Bruxismo!

O que é o Bruxismo?

O bruxismo pode ser definido como uma atividade de funcionamento anormal, incluindo apertar ou ranger os dentes, e pode afetar pessoas de todas as idades.

Essa atividade é realizada pelo músculo mastigatório e, por não ter função, pode trazer múltiplas consequências para o paciente, como lesão orofacial, desgaste dentário, lesão periodontal, doença da articulação temporomandibular (DTM) e dores musculares.

As manifestações clínicas podem levar a alterações nos músculos mastigatórios, fadiga, mialgia, miosite, assimetria da atividade muscular e comprometimento da função.

O bruxismo pode ocorrer durante o dia ou a noite. Existem duas formas de bruxismo: bruxismo diurno, e bruxismo noturno. Ambas as formas estão relacionadas a distúrbios do sono, embora alguns pacientes apresentem apenas uma forma. O bruxismo é
causado por diversos fatores, dentre eles, o stresse ou tensão emocional e pode causar pressão excessiva nos dentes por meio do apertamento dentário.

Estresse emocional, ansiedade e momentos de aperto podem fazer com que alguém cerre os dentes involuntariamente. Isso é causado por mudanças nos níveis de neurotransmissores, embora possa ser evitado através do controle consciente. Alternativamente, o bruxismo pode ocorrer enquanto alguém está inconsciente através do ranger dos dentes.


(Foto: Reprodução/Diana Polekhina/Unsplash)


Sintomas

O bruxismo pode ser uma causa oculta de dores de cabeça frequentes e dores musculares. Se você notar que esses sintomas estão aumentando, é uma boa ideia consultar um dentista. Ele podem ajudá-lo a entender por que isso está acontecendo –
e possivelmente descobrir o que é a causa. Muitas vezes, o bruxismo está associado a fatores psicológicos, como estresse e
ansiedade. Não é por acaso que o estresse hoje é uma das causas mais comuns dessa disfunção, pois os pacientes tendem a contrair excessivamente os músculos faciais devido a mecanismos centrais.


Tratamentos

Embora não haja cura para o bruxismo, existem tratamentos que podem ser de grande ajuda para quem sofre do problema. A melhor forma de iniciar qualquer tratamento é primeiro descobrir o motivo por trás dele – o que só um profissional qualificado pode fazer.

Os tratamentos mais comuns para os sintomas do bruxismo são geralmente a placa miorrelaxante e ou a toxina botulínica, além de indicações de tratamento multidisciplinar por psicólogos e terapeutas.

É muito importante entrar em contato com um profissional da área odontológica nesses casos, para que você consiga um melhor diagnóstico e tratamento personalizado! 

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo