Tech

Brasileiros estão entre os que mais acreditam em IA, aponta estudo

O estudo "Trust in Artificial Inteligence", feito pela empresa de consultoria KPMG, aponta que o Brasil está em quarto lugar dentre os países que mais confiam em inteligências artificiais.

03 Mai 2023 - 17h45 | Atualizado em 03 Mai 2023 - 17h45
Brasileiros estão entre os que mais acreditam em IA, aponta estudo Lorena Bueri

De acordo com o "Trust in Artificial Intelligence", um estudo feito pela empresa de consultoria KPMG que busca medir a receptividade das pessoas em relação ao uso de tecnologias como o ChatGPT, o Brasil está em quarto lugar entre os países com maior disposição na hora de confiar em inteligências artificiais.

Nos 17 países envolvidos na pesquisa, um total de 17.193 pessoas foram entrevistadas. O estudo constatou que, desse total, 61% têm certo receio de sistemas de IA, porém 39% dos participantes expressaram alguma disposição na hora de confiar. Em países emergentes como Brasil, China, África do Sul e Índia, há um grau de confiança maior na tecnologia. Liderando o índice de aceitação está a Índia, seguida pela China, África do Sul e, por fim, Brasil. A Finlândia está em último lugar no ranking.


Distribuição das pessoas entrevistadas pelo estudo "Trust in Artificial Inteligence". (Foto: Reprodução/KPMG)


"O grande índice de aceitação por parte dos países BRICs é baseado em seu alto grau de disseminação. Isso é dependente, claro, de seu uso: IAs voltadas para atividades que envolvam a saúde é, por exemplo, o campo menos confiável e aceito", diz o estudo. Ao perguntarem as pessoas sobre o que elas sentem ao pensarem no tema, pesquisadores descobriram que a maioria expressa reação positiva. As sensações mais comuns aparentam ser se sentir otimista, entusiasmado ou relaxado sobre a aplicação da tecnologia. Entretanto, menos da metade das pessoas também expressaram preocupação ou temor a respeito de aplicativos de IA. 

"Indivíduos que pensam positivamente no impacto das inteligências artificiais estão mais propensos a confiar na tecnologia, em geral. Contráriamente, pessoas que sentem emoções negativas quanto à IA parecem confiar menos. Em um estudo mais aprofundado, descobriu-se que as pessoas costumam expressar sentimentos conflitantes em relação à IA."

O estudo também determinou que pessoas mais jovens, principalmente os Millenials e os da Geração Z, confiam e aceitam IAs com maior facilidade, enxergando a tecnologia com bons olhos mais frequentemente do que as gerações mais velhas. "Tais efeitos geracionais ocorreram na maioria dos países e são mais acentuados na Austrália e nos EUA. Na Austrália, por exemplo, cerca de 25% das gerações mais velhas confiam em IA, em comparação com os 42% da Geração X e Millenials. Cerca de 13% das gerações mais velhas aceitam IA em comparação com 34% de Millenials e a Geração Z. Por outro lado, na Coreia do Sul e na China, as gerações mais velhas tendem a confiar mais em IA do que as mais jovens." 

O estudo ainda deixa claro que não há diferenças significativias entre homens, mulheres e outros gêneros no que remete ao grau de confiança, aceitação e sentimentos em relação à IA, mas em alguns países (EUA, Cingapura, Israel e Coreia do Sul, respectivamente), os homens se mostraram mais confiantes em relatar resultados positivos.

Foto destaque: códigos de programação. Reprodução/Unsplash.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo