Notícias

Brasileiros deixam capital do Sudão durante conflito armado

De acordo com o Itamaraty, 16 brasileiros estavam na capital sudanesa, incluindo três crianças e jogadores do clube de futebol Al-Merrikh. Na terça-feira (18), os comandantes das forças rivais concordaram com um cessar-fogo.

24 Abr 2023 - 15h00 | Atualizado em 24 Abr 2023 - 15h00
Brasileiros deixam capital do Sudão durante conflito armado Lorena Bueri

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, informou que 16 brasileiros estavam em Cartum quando o conflito armado despontou no Sudão, na África. Segundo a pasta, 15 dos brasileiros deixaram a capital sudanesa em diferentes “operações de evacuação”.

O Sudão amanheceu em conflito no sábado (15), com o início do conflito direto entre o líder militar do Sudão, Abdel Fattah al-Burhan, e o comandante das Forças de Apoio Rápido (RSF, na siga em inglês) paramilitares, Mohamed Hamdan Dagalo. Na terça-feira (18), os comandantes das forças rivais concordaram com um cessar-fogo de 24 horas a partir da noite, disse o Exército.


Fumaça sobe de incêndio na região do aeroporto de Cartum, no Sudão.

Foto: Fumaça sobe de incêndio na região do aeroporto de Cartum, no Sudão. Abdullah Abdel Moneim/via REUTERS


A trégua possibilitou a evacuação de pessoas para fora do país ou para regiões mais distantes do conflito.

Três crianças estavam entre os brasileiros que deixaram a capital com o pai, em comboio da Organização das Nações Unidas (ONU). Outros dez brasileiros foram por terra, em direção ao norte.

Em entrevista à CNN, o brasileiro e atacante do Al-Merreikh, Paulo Sérgio, relatou o pânico que viveu com outros jogadores no Sudão, em entrevista à CNN e nas redes sociais.

“Está um silêncio no ar, mas daqui a pouco volta a ter barulho de tiro. Estamos torcendo pra situação se tranquilizar e podermos voltar (para o Brasil). […] Minha esposa e minha filha permaneceram no Rio quando vim para o Sudão. Estávamos tratando de elas virem pra cá passar só uns dias por causa da escola da minha filha, mas com essa situação fica impossível”, relatou o jogador.

Segundo ele, o ambiente costuma ser tranquilo e bem diferente do cenário de guerra que tomou a cidade, e que, por hora, os planos de permanecer no país mudaram.

 

 

 

Foto: Fumaça na capital do Sudão, Cartum. Maheen S via AP

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo