Notícias

Brasil tenta retomar exportação de carne para a China

vice-presidente Geraldo Alckmin deixa claro que a doença da vaca louca recém descoberta é "fato isolado" e tenta retomar exportação com o importante mercado chinês

14 Mar 2023 - 13h00 | Atualizado em 14 Mar 2023 - 13h00
Brasil tenta retomar exportação de carne para a China Lorena Bueri

Em entrevista concedida essa semana, o vice-presidente Geraldo Alckmin falou sobre a exportação de carne para a China, interrompida desde o caso da vaca louca descoberta no Pará.

Tendo participado de um evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (também conhecida como ApexBrasil), o vice-presidente que também é Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comentou que a retomada da exportação de carne para o governo chinês depende apenas de uma posição oficial da própria China. Alckmin ainda reforçou que o caso descoberto no estado do norte do país foi um caso atípico e deixou claro que a volta da exportação ser liberada é questão de alguns dias.

Com o caso descoberto no dia 20 de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde Animal investigou e reforçou que o caso foi algo atípico, fruto de uma geração espontânea. Assim sendo, não há risco de disseminação em humanos ou mesmo em rebanhos. Devido ao alarde e ao risco de maiores problemas futuros com um grande parceiro comercial, o Ministério de Agricultura e Pecuária suspendeu a exportação da carne brasileira para a China três dias depois da descoberta, visando aguardar a conclusão sobre o ocorrido.


Doença da vaca louca "atrapalha" exportações nacionais. (Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução Seu Dinheiro)


Com a conclusão sobre a segurança da carne, o governo brasileiro tem se esforçado para retomar as exportações com o governo da China, tendo em vista que o mercado chinês corresponde a cerca de 50% das exportações das carnes brasileiras. Por um acordo selado entre os dois países, um mero registro de casos da doença é suficiente para suspensão temporária das exportações.

O caso mais recente da doença da vaca louca no Brasil ocorreu em 2021 nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Desde meados da década de 90 que o país criou uma legislação e medidas preventivas quanto a proliferação da doença. De acordo com o Mundo Educação, a doença da vaca louca é uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central de animais bovinos. Trata-se de uma doença transmissível e destaca-se por apresentar um longo período de incubação, o qual dura, em média, cinco anos.

Foto Destaque: Alckmin relativizou a questão da vaca louca e espera retomar exportação com a China em Breve. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo