Turismo

Brasil recebe mais de 860 mil turistas estrangeiros e bate recorde

O mês de janeiro bate recorde na entrada de turistas estrangeiros no Brasil. No ano passado, o país chegou ter um dos piores desempenhos globais na retomada do turismo

07 Mar 2023 - 15h15 | Atualizado em 07 Mar 2023 - 15h15
Brasil recebe mais de 860 mil turistas estrangeiros e bate recorde  Lorena Bueri

A Polícia Federal registrou a entrada de 868.587 turistas estrangeiros no Brasil em janeiro de 2023. O número, divulgado na segunda-feira (6), supera em mais de 100 mil pessoas os níveis pré-pandemia.

De acordo com a Embratur, agência do Ministério do Turismo, a retomada da atividade turística pós-Covid no país, em 2022, havia sido mais lenta que a média internacional.

O Oriente Médio e a Europa foram as regiões que registaram o maior número de visitantes, conseguindo alcançar 83% e 80%, respectivamente, dos níveis pré-pandêmicos. Países do continente africano e das Américas também constataram um aumento notável no número de chegadas internacionais, recuperando cerca de 65% dos turistas em relação ao mesmo período.

Apesar de ser um dos países que já estavam com as fronteiras abertas após as campanhas de vacinação contra o Covid, o Brasil teve um dos piores desempenhos globais na retomada do turismo. Conforme os dados da Polícia Federal, em 2022, foram registrados 2.689 milhões de turistas estrangeiros. A marca representa apenas 55% do patamar alcançado em 2019, de 4.847 milhões de pessoas.

Nesta terça-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o número recorde de visitantes no mês de janeiro.

O mundo está voltando a vir para o Brasil. Bom dia!”, escreveu no twitter.


A política externa de Lula aposta na valorização do meio ambiente e na reaproximação com diversos países (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo)


O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também utilizou as redes sociais para celebrar a nova fase da atividade turística no país. Freixo retuitou um post da agência do Ministério do Turismo que enfatiza a mudança na política brasileira.

Esse é o Brasil com S! O Brasil acolhedor, que recebe turistas estrangeiros de todos os países. O Brasil da sustentabilidade, da diversidade, da cultura e da democracia. Estamos de braços abertos para o mundo!”, publicou a Embratur.

Em janeiro, os estrangeiros gastaram no Brasil U$ 604 milhões. A informação, divulgada pelo Ministério do Turismo a partir de boletim estatístico do Banco Central, representa a alta de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2020.

Foto Destaque: Reprodução/Tânia Rêgo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo