Esportes

Brasil perde nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo

Após partida acirrada e com grandes chances perdidas pela Seleção Brasileira, o jogo foi decidido nos pênaltis, com a Croácia levando a melhor e avançando de fase

3 min de leitura
09 Dez 2022 - 15h04 | Atualizado em 09 Dez 2022 - 15h04

Em disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo no Qatar, Brasil e Croácia fizeram um jogo bastante movimentado, no Estádio Cidade da Educação. A Seleção Canarinho entrou com a mesma formação da goleada sobre a Coreia do Sul, nas oitavas.

As duas seleções já se enfrentaram duas vezes em torneios mundiais. Em 2006, na Alemanha, foi o primeiro encontro, e o Brasil bateu os europeus por 1x0, gol de Kaká. Já em 2014, na Copa do Mundo em nosso país, o time dirigido pelo ex-técnico Luiz Felipe Scolari, venceu por 3x1, com dois gols de Neymar e um de Oscar.

Mesmo sendo a única Seleção pentacampeã, o Brasil estava vem com um histórico negativo. Desde 2002, quando foi conquistado a última Copa do Mundo, na Coreia e no Japão, os brasileiros não venciam as equipes europeias em fases decisivas.


Melhores momentos entre Brasil e Croácia. (Vídeo: Reprodução/CazéTV)


Em 2006, com um elenco recheado de estrelas como, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Cafu, o Brasil caiu diante da França, pelas quartas de final. Em 2010, na África do Sul, o revés foi contra Holanda, também na mesma fase de mata-mata. Em 2014, aqui no Brasil, foi uma das derrotas mais vergonhosas da história da Seleção Amarelinha, perdendo pelo placar incrível de 7x1, em pleno Mineirão, na semifinal contra a Alemanha e ainda perdeu de 3x0 para os holandeses, na disputa do terceiro lugar. E em 2018, os brasileiros tiveram pela frente a Bélgica, em partida válida também pelas finais do torneio, e acabou derrotado por 2x1, com apenas Renato Augusto marcando o gol de honra dos comandados de Tite, e em 2022 perdeu nos pênaltis para a Croácia .

 

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi com as duas equipes procurando atacar, mas em certo momento a Croácia tinha mais posse de bola, mas sem levar perigo ao gol de Alisson. A única boa chance dos croatas foi com Perisic, cortando Eder Militão e chutando por cima do gol brasileiro. 

Neymar e Vini Jr. foram os jogadores brasileiros que mais levaram perigo, fazendo com que o goleiro Livakovic trabalhasse mais, mas sem grandes esforços.

 

Segundo tempo

Na etapa complementar, o Brasil começou a tomar as ações e logo no início os jogadores brasileiros reclamaram de um possível pênalti, após a bola tocar na mão de Juranovic dentro da grande área, porém, o árbitro inglês Michael Oliver mandou o jogo seguir.

A Seleção Brasileira teve, no mínimo, três chances claras de gol, com Neymar, Vini Jr. e Lucas Paquetá, os "dançarinos" pararam no goleiro croata que fez boas defesas evitando que a Seleção Brasileira abrisse o placar. 

Tite fez modificações deixando o time mais ofensivo com Anthony, Rodrygo e Pedro, entretanto as mudanças não surtiram efeito e a Croácia permanecia com a posse de bola já se contentando em levar a partida para a prorrogação.

 

Prorrogação 

O primeiro tempo da prorrogação estava visível o cansaço dos atletas, em especial os jogadores croatas, mas mesmo assim, a posse de ba era dos europeus. O Brasil pouco produzia, apenas Antony, um dos poucos com fôlego, fazendo jogadas na lateral do campo. Entretanto, no último minuto da primeira etapa, após bela tabela entre Neymar e Lucas Paquetá, o camisa 10 driblou o goleiro e marcou seu gol de número 77 em jogos oficiais pelo Brasil, igualando ao Rei Pelé.

No segundo tempo o Brasil cadenciou mais a posse de bola, fazendo com que o croatas corressem atrás da bola. Por sua vez, os europeus apostavam em jogadas áreas, e em uma delas, o atacante Bruno Petckovic, que entrou no decorrer do jogo, acertou um chute no canto direito de Alisson, sem chance de defesa para o arqueiro brasileiro, levando a partida para as penalidades máximas.

Já nas penalidades máximas, a Croácia foi superior, acertando as quatro batidas, enquanto pelo lado do Brasil Pedro e Casemiro converteram, enquanto Rodrygo parasse em Juranovic e a trave fosse "inimiga" de Marquinhos, fazendo com que os europeus vencessem por 4x2 e avançassem para a semifinal, esperando pelo próximo adversário entre Argentina e Holanda.

 

 

Foto destaque: Brasil é eliminado da Copa do Mundo. Reprodução/GE

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo