Esportes

Brasil perde nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo

Após partida acirrada e com grandes chances perdidas pela Seleção Brasileira, o jogo foi decidido nos pênaltis, com a Croácia levando a melhor e avançando de fase

09 Dez 2022 - 15h04 | Atualizado em 09 Dez 2022 - 15h04
Brasil perde nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo  Lorena Bueri

Em disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo no Qatar, Brasil e Croácia fizeram um jogo bastante movimentado, no Estádio Cidade da Educação. A Seleção Canarinho entrou com a mesma formação da goleada sobre a Coreia do Sul, nas oitavas.

As duas seleções já se enfrentaram duas vezes em torneios mundiais. Em 2006, na Alemanha, foi o primeiro encontro, e o Brasil bateu os europeus por 1x0, gol de Kaká. Já em 2014, na Copa do Mundo em nosso país, o time dirigido pelo ex-técnico Luiz Felipe Scolari, venceu por 3x1, com dois gols de Neymar e um de Oscar.

Mesmo sendo a única Seleção pentacampeã, o Brasil estava vem com um histórico negativo. Desde 2002, quando foi conquistado a última Copa do Mundo, na Coreia e no Japão, os brasileiros não venciam as equipes europeias em fases decisivas.


Melhores momentos entre Brasil e Croácia. (Vídeo: Reprodução/CazéTV)


Em 2006, com um elenco recheado de estrelas como, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Cafu, o Brasil caiu diante da França, pelas quartas de final. Em 2010, na África do Sul, o revés foi contra Holanda, também na mesma fase de mata-mata. Em 2014, aqui no Brasil, foi uma das derrotas mais vergonhosas da história da Seleção Amarelinha, perdendo pelo placar incrível de 7x1, em pleno Mineirão, na semifinal contra a Alemanha e ainda perdeu de 3x0 para os holandeses, na disputa do terceiro lugar. E em 2018, os brasileiros tiveram pela frente a Bélgica, em partida válida também pelas finais do torneio, e acabou derrotado por 2x1, com apenas Renato Augusto marcando o gol de honra dos comandados de Tite, e em 2022 perdeu nos pênaltis para a Croácia .

 

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi com as duas equipes procurando atacar, mas em certo momento a Croácia tinha mais posse de bola, mas sem levar perigo ao gol de Alisson. A única boa chance dos croatas foi com Perisic, cortando Eder Militão e chutando por cima do gol brasileiro. 

Neymar e Vini Jr. foram os jogadores brasileiros que mais levaram perigo, fazendo com que o goleiro Livakovic trabalhasse mais, mas sem grandes esforços.

 

Segundo tempo

Na etapa complementar, o Brasil começou a tomar as ações e logo no início os jogadores brasileiros reclamaram de um possível pênalti, após a bola tocar na mão de Juranovic dentro da grande área, porém, o árbitro inglês Michael Oliver mandou o jogo seguir.

A Seleção Brasileira teve, no mínimo, três chances claras de gol, com Neymar, Vini Jr. e Lucas Paquetá, os "dançarinos" pararam no goleiro croata que fez boas defesas evitando que a Seleção Brasileira abrisse o placar. 

Tite fez modificações deixando o time mais ofensivo com Anthony, Rodrygo e Pedro, entretanto as mudanças não surtiram efeito e a Croácia permanecia com a posse de bola já se contentando em levar a partida para a prorrogação.

 

Prorrogação 

O primeiro tempo da prorrogação estava visível o cansaço dos atletas, em especial os jogadores croatas, mas mesmo assim, a posse de ba era dos europeus. O Brasil pouco produzia, apenas Antony, um dos poucos com fôlego, fazendo jogadas na lateral do campo. Entretanto, no último minuto da primeira etapa, após bela tabela entre Neymar e Lucas Paquetá, o camisa 10 driblou o goleiro e marcou seu gol de número 77 em jogos oficiais pelo Brasil, igualando ao Rei Pelé.

No segundo tempo o Brasil cadenciou mais a posse de bola, fazendo com que o croatas corressem atrás da bola. Por sua vez, os europeus apostavam em jogadas áreas, e em uma delas, o atacante Bruno Petckovic, que entrou no decorrer do jogo, acertou um chute no canto direito de Alisson, sem chance de defesa para o arqueiro brasileiro, levando a partida para as penalidades máximas.

Já nas penalidades máximas, a Croácia foi superior, acertando as quatro batidas, enquanto pelo lado do Brasil Pedro e Casemiro converteram, enquanto Rodrygo parasse em Juranovic e a trave fosse "inimiga" de Marquinhos, fazendo com que os europeus vencessem por 4x2 e avançassem para a semifinal, esperando pelo próximo adversário entre Argentina e Holanda.

 

 

Foto destaque: Brasil é eliminado da Copa do Mundo. Reprodução/GE

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Saiba os benefícios do ovo para uma uma dieta balanceada, e sua relação com o colesterol Lorena Bueri

Saiba os benefícios do ovo para uma uma dieta balanceada, e sua relação com o colesterol

Rico em vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes o ovo é um alimento que pode ser incluído no nosso cotidiano, desde que preparado de forma saudável
Entenda o que poderá acontecer se Donald Trump for condenado em caso que está em julgamento Lorena Bueri

Entenda o que poderá acontecer se Donald Trump for condenado em caso que está em julgamento

Constituição americana não possui definições baseadas em caráter ou registro criminal, devido a isso, mesmo que Trump seja preso, ele poderá concorrer às eleições e assumir o cargo de presidência do país, se eleito
Thiago Carpini revela não se preocupar e confiar na diretoria sobre seu futuro Lorena Bueri

Thiago Carpini revela não se preocupar e confiar na diretoria sobre seu futuro

Após mais um resultado negativo, o São Paulo chega em situação que não se encontrava a 34 anos; o treinador Carpini da entrevista coletiva falando de preocupações e confiança na diretoria
Governo do Reino Unido pretende proibir o consumo de tabaco a partir de 2027 e criar uma geração de não fumantes Lorena Bueri

Governo do Reino Unido pretende proibir o consumo de tabaco a partir de 2027 e criar uma geração de não fumantes

A intenção é criar uma geração livre do tabaco e proibir vendas de cigarros eletrônicos; os conservadores não foram a favor
Jean Paul Gaultier anuncia lançamento de parceria com ex-estilista da Hood by Air Lorena Bueri

Jean Paul Gaultier anuncia lançamento de parceria com ex-estilista da Hood by Air

Shayne Oliver, que se desligou da sua marca de streetwear em outubro de 2023, agora é apresentado como designer em novo projeto do estilista francês Jean Paul Gaultier
Wagner Moura fala sobre perrengue chique envolvendo atores Lorena Bueri

Wagner Moura fala sobre perrengue chique envolvendo atores

Wagner Moura compartilhou uma história inusitada vivida no passado com outros atores. Ele deu detalhes da situação, durante a sua participação no PodPah.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo