Esportes

Brasil não vence uma seleção europeia nas quartas de final de Copa do Mundo há 20 anos

Nas últimas quatro edições da competição, a seleção brasileira foi eliminada por países da Europa em três oportunidades nesta fase. Histórico contra os croatas é animador

07 Dez 2022 - 21h30 | Atualizado em 07 Dez 2022 - 21h30
Brasil não vence uma seleção europeia nas quartas de final de Copa do Mundo há 20 anos Lorena Bueri

As quartas de final da Copa do Mundo chegaram e com ela surge também a desconfiança do torcedor brasileiro. O histórico recente da Seleção nesta fase do torneio tem deixado a desejar. O jejum de vitórias brasileiras contra europeus em quartas de final já dura 20 anos, desde a campanha do Penta.

A última vez em que o Brasil derrotou uma seleção europeia nas quartas de final de uma Copa do Mundo foi em 2002, quando a seleção brasileira derrotou a Inglaterra por 2 a 1. Desde então o Brasil não sabe mais o que é vencer uma seleção do continente europeu nesta fase.

Na Copa do Mundo de 2006, o Brasil foi eliminado pela França nas quartas de final da competição. Naquela ocasião, a seleção brasileira não conseguiu oferecer perigo aos franceses durante a partida, que controlaram os ataques brasileiros. O gol de Thierry Henry aos 12 minutos do segundo tempo garantiu a seleção europeia para a semifinal do torneio.

Quatro anos depois, foi a vez da Holanda ser o carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 2010. Apesar de ter saído na frente do placar contra os holandeses ainda no primeiro tempo, a seleção brasileira voltou apática para a segunda etapa e acabou levando a virada, com um gol contra de Felipe Melo e um gol de Sneijder.

Em 2014, o Brasil não enfrentou uma seleção europeia nas quartas de final. O adversário da seleção brasileira naquela fase foi a Colômbia. Mas, depois de eliminar os colombianos, a Seleção foi derrotada nas partidas seguintes por duas seleções europeias: Alemanha na semifinal; e Holanda na disputa de terceiro lugar.

E em 2018, a Seleção voltou a ser eliminada por uma equipe europeia nas quartas de final na Copa do Mundo. O adversário do Brasil naquela edição foi a Bélgica. O gol contra de Fernandinho e o gol de Kevin De Bruyne ainda no primeiro tempo deram uma vantagem muito grande para os belgas, que administraram o tempo. A seleção brasileira empilhou chances no segundo tempo, mas só conseguiu descontar com Renato Augusto.

 

Histórico contra a Croácia


Última partida entre Brasil e Croácia em 2018. Reprodução/ Lucas Figueiredo/ CBF


Brasil e Croácia já se enfrentaram quatro vezes entre competições e amistosos. Ao todo são três vitórias brasileiras e um empate.

Na Copa do Mundo de 2006, o Brasil levou a melhor sobre os croatas e venceu por 1 a 0 com gol de Kaká.

Em 2014, Brasil e Croácia voltaram a se enfrentar em uma Copa do Mundo. Os europeus saíram na frente com um gol contra do lateral Marcelo. Ainda no primeiro tempo, Neymar empatou a partida. No segundo tempo, Neymar de pênalti e Oscar nos minutos finais, marcaram os gols que decretaram a vitória brasileira por 3 a 1.

O último confronto entre brasileiros e croatas aconteceu em 2018, em um amistoso às vésperas da Copa do Mundo daquele ano. E o Brasil novamente venceu a partida, com gols de Neymar e Roberto Firmino.

 

Foto destaque: Brasil eliminado pela Bélgica em 2018. Reprodução/ Toru Hanai/ Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo