Saúde

Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes

Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes e o Ministério da Saúde lança uma campanha de incentivo. Na atualidade, já são mais de 59 mil pessoas na fila de espera de um órgão no país

28 Set 2022 - 09h58 | Atualizado em 28 Set 2022 - 09h58
Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes Lorena Bueri

Quando o assunto é país com mais transplantes realizados, o Brasil é um dos destaques pois está no segundo lugar (perdendo apenas para os Estados Unidos). O Ministério da Saúde divulgou que, em 2021, foram feitos cerca de 23,5 mil procedimentos. Assim, cerca de 4,8 mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão. De acordo com informações da “CNN Brasil”, o país possui mais de 600 hospitais de transplantes autorizados.

No território brasileiro, a doação de órgãos e tecidos só pode acontecer se tiver autorização familiar. Após isso, os órgãos doados são direcionados aos pacientes que precisam do transplante e estão aguardando em uma lista de espera única, que é organizada por estado e também região, e é monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), ainda conforme o que foi detalhado pelo veículo de comunicação. É através do Sistema Único de Saúde (SUS) que os pacientes recebem gratuita e integralmente a assistência, sendo incluído nisso os exames preparatórios, cirurgia, o acompanhamento e os medicamentos pós-transplante,  pela rede pública de saúde.


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @CNNBrasil)


Segundo pesquisa conduzida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e divulgada pela “CNN Brasil”, o que impede a doação de órgãos no país é a recusa da família. A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgou que 43% das famílias foram contra a doação dos órgãos de seus parentes depois de morte encefálica comprovada no ano de 2021. Na atualidade, são mais 59 mil pessoas na fila esperando e, em 2022, mais de 45% das famílias não foram a favor da doação. 

O Ministério da Saúde, nesta terça-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, lançou uma campanha nacional para incentivar tal prática. Segundo informações do ministério, essa campanha vai ser veiculada na TV, rádio, redes sociais, portais online e em mídia exterior em lugares de grande circulação de indivíduos. Além disso tudo, também é apresentado a importância de conversar e manifestar que quer fazer a doação para seus familiares. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @tvbrasilgov)


A respeito de dados, o Ministério da Saúde também apresenta ferramenta de avaliação e visualização de dados sobre a situação atual da lista de espera e sobre os transplantes realizados no ano de 2022. A pasta deixa claro que isso tem como objetivo conscientizar e dar apoio a decisões referentes a doação de órgãos e medula óssea pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SNT), segundo a "CNN Brasil".

Os tais painéis apresentam informações sobre a lista de espera e dos transplantes de órgãos e medula óssea que são feitos durante o ano, até o momento, e possui atualizações semanais.    

Dessa forma, o público vai poder ter acesso e visualizar a quantidade de indivíduos que estão no aguardo de um transplante na última data de compilação dos dados. Ao acessar o painel, a pessoa poderá ver a quantidade de pacientes aguardando por um determinado órgão e também a modalidade de transplante.  

Foto Destaque: Ministério da Saúde lança uma campanha de incentivo para doação de órgãos. Reprodução/Twitter @CNNBrasil. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo