Tech

Brasil é apontado como um dos principais desenvolvedores no setor de games

Brasil é eleito como o principal mercado emergente no setor de games. De acordo com os dados da consultoria da Newzoo, o mercado brasileiro também se destaca no consumo e na contratação de profissionais especialistas no segmento

18 Mai 2022 - 11h39 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 11h39
Brasil é apontado como um dos principais desenvolvedores no setor de games Lorena Bueri

A partir de uma consultoria da Newzoo, foi constatado que além da forte presença no consumo e na contratação de profissionais especialistas no setor de games, o Brasil possui o maior mercado da América Latina nesse setor (evidenciando uma receita de R$ 11 bilhões, no ano de 2021, e um crescimento de 6% para o ano de 2022).

A XDS (External Development Summit), um grande evento do setor de games, relatou que existe um crescimento na procura de estúdios nacionais por parte de grandes desenvolvedoras globais. Esses estúdios são contratados para participarem no desenvolvimento ou auxílio de partes específicas dos jogos — sendo uma prática conhecida como XD (desenvolvimento externo). A divulgação de um relatório da XDS dá destaque ao Brasil, pelo segundo ano consecutivo, como principal mercado emergente do setor. 


Abragames e apexBrasil anunciam a participação de 25 estúdios brasileiros na GDC (Foto: Reprodução/A Cidade On)


Há um projeto setorial de exportação para auxiliar as desenvolvedoras nacionais, realizado por parte de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) e a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), uma organização que vem contribuindo com iniciativas de fomento à indústria há mais de 20 anos. 

“O grande momento da indústria global de XD acontece em setembro, durante a XDS, e a Abragames tem como missão coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais, sendo sua representante e interlocutora dentro desse ecossistema internacional. É um orgulho ver o destaque que o Brasil tem tido em XD e reconhecer o papel da nossa comitiva brasileira”, diz Rodrigo Terra, presidente da Abragames.

O Brazil Games integra estúdios brasileiros em outros grandes eventos além da XDS, como Gamescom, BIG Festival e GDC. 

De acordo com Eliana Russi, diretora internacional da Abragames, a participação de organizações brasileiras em eventos globais tem potencializado a relação de confiança com as desenvolvedoras globais para a construção de parcerias. 

 

Foto Destaque: Puga Studios é uma das empresas de destaque no setor de games. Reprodução/Forbes.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo