Notícias

Brasil atinge limite de recursos naturais, diz pesquisadores

Pesquisadores internacionais revelam através de um cálculo que, o país em 2022 já consumiu todos os recursos naturais produzidos durante o ano. Nos países desenvolvidos o número de consumo é duas vezes maior do que no Brasil.

3 min de leitura
13 Ago 2022 - 12h07 | Atualizado em 13 Ago 2022 - 12h07

O Brasil já consumiu todos os recursos que a natureza poderia produzir durante um ano, é o que aponta os cálculos realizados por pesquisadores internacionais. Denominada como pegada ecológica, o termo foi utilizado pelos cientistas para calcular o peso da humanidade sobre à Terra. 

A biocapacidade do planeta, ou seja, o que à Terra consegue fornecer de área produtiva para cada ser humano de forma equilibrada, é equivalente a um quarteirão e meio, o que corresponde a 1,6 hectares global por pessoa. Mas a média de consumo mundial está bem acima disso, 2,8 hectares, que correspondem a mais de dois quarteirões e meio, quase a mesma média do país. 


Desmatamento (Foto: Reprodução/Matt Zimmerman/Flickr)


Se o planeta inteiro tivesse o mesmo o número de consumo dos brasileiros seria necessário mais de um planeta Terra e meio para conseguir suprir o consumo da humanidade e essa conta é bem pior em países desenvolvidos, por exemplo, os Estados Unidos, para manter o consumo padrão do país norte-americano, seria preciso cinco planetas. A humanidade continua existindo, pois existem países com um consumo de recursos bem à abaixo da média.  

O pesquisador do Inpe, Jean Ometto afirma que, “O Brasil ainda está em uma situação com relação aos recursos ótima, tanto que o excedente o Brasil produz ele vende. É isso que a agricultura faz, né, então, isso é biocapacidade do país”.

Para compreender melhor a forma da pegada ecológica no Brasil, podemos analisar dessa forma: no início do ano você recebe todo seu salário anual, mas na metade do ano você já não tem mais nada. É o quem vem ocorrendo no nosso país, a situação não é pior porque a natureza trabalha bastante e a produção de recursos brasileira é bem maior que a média mundial. 

 

Foto Destaque: Incêndio florestal. Reprodução/Bruno Kelly/Amazônia Real

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo