Notícias

Brasil alcança marca histórica de endividados: maioria é mulher jovem e pobres

A pesquisa é referente ao ano de 2022, o qual bateu recorde de número de pessoas endividadas, sendo que a mulher jovem do Sul e Sudeste é a que mais deve, além de famílias pobres.  

19 Jan 2023 - 21h30 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 21h30
Brasil alcança marca histórica de endividados: maioria é mulher jovem e pobres Lorena Bueri

O Brasil alcançou o maior índice de endividados da história, em 2022. Mulher, com menos de 35 anos e ensino médio incompleto, moradora das regiões Sul e Sudeste, cuja a família recebe até 10 salários mínimos, é o perfil da pessoa endividada no Brasil, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) feita anualmente e divulgada nesta quinta-feira (19) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A pesquisa é referente ao ano de 2022, o qual bateu recorde de número de pessoas endividadas, sendo que: 77,9% das famílias estavam endividadas, o que demonstra uma alta de 7 pontos percentuais se comparado com 2021 e 2019, que registrou 14,3, antes da pandemia da Covid-19. O percentual mais baixo da série histórica iniciada em 2011 foi registrado em 2018, quando 60,3% das famílias brasileiras estavam endividadas. 

Segundo a Peic, este é o ano em que mais pessoas se consideram endividadas, que corresponde a 17,6%. O estudo apontou ainda, que a cada dez famílias com renda mais baixa, duas tiveram que destinar mais da metade da renda mensal para o pagamento de dívidas. Já nas famílias com maiores salários, o índice cai pela metade, o que aponta que o endividamento está concentrado entre os mais pobres.

“Em média, durante 2022, o brasileiro gastou, a cada R$ 1 mil, R$ 302 em dívidas. No total, 70% das famílias comprometeram pelo menos 10% da renda com essa finalidade. Mais de 1/5 dos endividados tiveram de gastar, no mínimo, metade do salário para pagar dívidas”, afirma a CNC.


Brasil alcança marca histórica de endividados: maioria é mulher jovem e pobres

(Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)


Deveria ter sido registrada uma queda no percentual de endividamento, como era esperado, mas a pandemia causou efeito reverso. Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os “efeitos perversos” da pandemia, com o fechamento de negócios e o aumento do número de desempregados, e no pós-pandemia, o avanço da inflação, fez com que as famílias com rendas mais baixas precisassem recorrer ao crédito para manutenção do consumo de primeira necessidade.

Enquanto entre as famílias de maior renda foi a retomada do consumo reprimido que levou a maior contratação de dívidas. Esses fatores geraram o aumento no número de endividados em 2022 no país”, confirmou Tadros. 

Diante disso, o diretor de Economia e Inovação da CNC, Guilherme Mercês, destaca a importância das medidas que possibilitem uma redução nos juros e na inflação, com uma nova âncora fiscal para a gestão das contas públicas.

Em mais de dez anos, nunca as pessoas se sentiram tão endividadas, e o que a Peic demonstra é que o superendividamento é principalmente um problema para as famílias de baixa renda. Se esse endividamento diz respeito ao custo dos créditos e da inflação, um dos fatores essenciais para resolver isso é ter uma economia brasileira com juros mais civilizados, porque taxa de juros alta é sinônimo de dívidas caras, sempre”, disse Mercês, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.

Para o diretor, campanhas de renegociação de dívidas como as anunciadas pelo Governo Federal são necessárias e “estancam as angústias das pessoas e famílias”. “Mas, em termos estruturais, o que vai resolver esse problema é uma taxa de juros mais baixa”, ressaltou.

 

Foto destaque: Brasil alcança marca histórica de endividados: maioria é mulher jovem e pobres/Reprodução/Portal FNT

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo