Notícias

Brasil “Faz muita falta” no cenário internacional diz Presidente de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa realçou a alegria de reatar o relacionamento entre Portugal e Brasil. Além do posicionamento do Brasil em organizações internacionais

03 Jan 2023 - 17h20 | Atualizado em 03 Jan 2023 - 17h20
Brasil “Faz muita falta” no cenário internacional diz Presidente de Portugal Lorena Bueri

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, declarou nesta segunda-feira, 02 que o Brasil “Faz muita falta” no cenário internacional e que com a entrada do governo do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), espera que haja um bom relacionamento entre os países e com isso “Muita coisa nova” venha acontecer.

 

O Presidente fez breves declarações aos jornalistas antes de se reunir com Lula no Palácio Itamaraty, em Brasília. Inicialmente Marcelo realçou que com Lula "a alegria do reatar da tradição de o presidente eleito ir a Portugal como primeiro país", o que aconteceu a meio de novembro.

 

“Depois, a possibilidade de abraçar o Presidente brasileiro”, na cerimônia de posse, “e abraçá-lo em Portugal em breve”, mencionando a visita de Estado de Lula da Silva a Portugal, acrescentou o chefe de Estado português, a visita está prevista para abril.


Foto: Lula Comprimentando Presidente Marcelo Rebelo presidente de Portugal  (Reprodução/Obersavador)


Rebelo, que esteve na posse do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) há quatro anos, foi indagado sobre o que espera do novo governo.

“Verdadeiramente, muita coisa nova no relacionamento entre Portugal e Brasil — Brasil multilateral, Brasil na cena internacional, Brasil nas organizações em que faz muita falta”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

O governo Bolsonaro teve posicionamento criticado por outros países em diversas áreas acumulando atritos diplomáticos com países parceiros como Alemanha, Argentina, China e França. Lula e o novo Chanceler Mauro Vieira se posicionaram declarando que pretendem retomar o protagonismo do Brasil em fóruns internacionais.

 

Rebelo voltou a falar sobre a disposição do Brasil de reforçar sua participação nas discussões entre países, após a reunião com Lula.

“Falamos daquilo que é a posição do Brasil em organizações internacionais, onde também está Portugal  e onde está a nova visão multilateral, que é o regresso do brasil em forças ao mundo em uma linha muito portuguesa, que é entendermos que ser-se verdadeiramente patriota é ser-se ao mesmo tempo sempre universal”, disse

 

Além do compromisso de ir a Portugal, Lula estará na Premiação Camões, onde Chico Buarque, que é apoiador de Lula foi anunciado em maio como o vencedor de 2019 do Prêmio Camões, como um dos maiores reconhecimentos literários em língua portuguesa, organizado pelos governos de Portugal e do Brasil.

 

O vencedor da 31° edição do prêmio ganhou 100 mil euros. O diploma tem, tradicionalmente, a assinatura do presidente do Brasil, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro não realizou a assinatura na época. 


Foto: Lula e Fernando Haddad em reunião com presidente Marcelo Rebelo de Sousa. (Reprodução/Metropoles)


Lula dedicou seu primeiro dia de posse aos líderes estrangeiros que vieram ao país para prestigiá-lo. Os encontros ocorreram no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, além de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, onde Lula recebeu dentre outras autoridades os seguintes líderes de Estados: 

 

 - Alberto Fernandez, presidente da Argentina; 

 - Luis Arce, presidente da Bolívia;

 - Whang Qishan, vice-presidente da China

 -  Gabriel Boric, presidente do Chile

 - Gustavo Petro, presidente da Colômbia

 - Guillermo lasso, presidente do Equador

 -  Felipe VI, rei da Espanha

 - Umaro Sissoco Embaló, presidente de Guiné-Bissau

 

Lula declarou em uma rede social, que pode ampliar ainda mais a relação com a China, após a conversa com o vice-presidente Chinês. A china é o principal parceiro comercial do Brasil no momento.

 

Foto: Lula abraçando Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.Reprodução/DiáriodeNoticias

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo