Notícias

Bombardeiro russo em prédio no leste da Ucrânia deixa 26 mortos

Ataque foi em um prédio residencial localizado em cidade próxima a Donetsk, no leste da Ucrânia, bombardeio foi provocado por mísseis russos, de acordo com o presidente ucraniano corpos ainda vêm sendo retirados dos escombros.

11 Jul 2022 - 21h53 | Atualizado em 11 Jul 2022 - 21h53
Bombardeiro russo em prédio no leste da Ucrânia deixa 26 mortos Lorena Bueri

Um bombardeio de foguetes russos Uragan a um prédio residencial de cinco andares em Chasiv Yar, cidade que fica na região de Donetsk, leste da Ucrânia, deixou 26 mortos e dezenas de pessoas presas em meio aos escombros. Pavlo Kyrylenko, governador de Donetsk informou que o ataque aconteceu na noite de sábado (9), e que até a tarde de domingo (10), em informações dadas pelo Serviço de Emergência da Ucrânia, 15 mortes haviam sido confirmadas e ao menos 24 pessoas estavam presas nos destroços, em nova atualização o número de mortos subiu para 26.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu punição aos "assassinos russos", de acordo com o líder, pessoas continuam sendo encontradas presas nos escombros: "Quem dá ordens e quem as executa em cidades comuns, em áreas residenciais, mata absolutamente deliberadamente. Depois de tais golpes, eles não poderão dizer que não sabiam ou não entenderam algo. A punição será inevitável para todo assassino russo. Absolutamente para todos. O mesmo que para os nazistas", declarou Volodymyr. 

Donetsk vem se tornando o epicentro da guerra, junto com Luhansk, as duas províncias compreendem Donbass, região industrial do leste da Ucrânia que se tornou o maior campo de batalha da Europa por décadas, a Rússia quer tomar desde 2014 o controle de Donbass em nome dos separatistas que apoia. Moscou chama de “operação militar especial” a ação de expulsar os militares ucranianos da região, essa expulsão é fundamental para garantir sua própria segurança, situação que dura mais de quatro meses e é chamada de "guerra não provocada" pelo Ocidente.  


Ataque de foguetes russos em prédio residencial no leste ucraniano deixa 26 mortos. Foto Reprodução: Agência EFE.


Uma moradora local relatou a CNN sobre o ataque: “Nós corremos para o porão, houve três impactos, o primeiro em algum lugar da cozinha, o segundo (impacto), eu nem me lembro, houve um raio, corremos para a segunda entrada e depois direto para o porão. Ficamos sentados lá a noite toda até esta manhã.” - disse a moradora, que se identifica como Ludmila. 

Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano publicou em seu Telegram que esse foi outro ataque terrorista e que a Rússia deveria ser denominada como patrocinadora do terrorismo, a Rússia alega estar realizando uma operação para desmilitarizar a Ucrânia e nega ter atacado civis intencionalmente. 

 

Foto Destaque: Escombros após ataque russo em Donestsk. Reprodução/UOL Notícias.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo