Money

Bolsa brasileira sofre com mudanças no mercado externo

O presidente Bolsonaro anuncia que não estão garantidos os reajustes salariais para os servidores públicos e tal declaração gera expectativa de alívio ao mercado

3 min de leitura
10 Jan 2022 - 20h45 | Atualizado em 10 Jan 2022 - 20h45

Hoje, segunda-feira (10) às 14h28 o índice brasileiro IBOVESPA operou em baixa de 1,23 a 101.455 pontos. A expectativa do mercado acionário externo aponta para elevação das taxas de juros americana nos meses seguintes, diante a sessão negativa do cenário interno.

No mercado brasileiro, empresas como a Vale S.A e Petrobras, apresentam recuos consideráveis neste resultado negativo. Correspondem VALE3: 1,43%; PETR3: 1,04%; e PETR4 1,24%. Olhando para a China, seus contratos futuros do minério de ferro recuaram nos seus preços, no entanto, a operação do petróleo está se aproximando do nível estável, porém, com devidas cautelas por conta do avanço da nova variante Ômicron.

Contudo, mesmo diante a queda no índice brasileiro, o anúncio de não garantia de reajuste nos salários dos servidores públicos, feito pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro, aponta para um certo alívio no fisco interno. No instante do baixo índice do mercado interno, o mercado externo, especificamente americano, em Wall Street, nas mesmas 14h28, o Dow Jones apresentava queda de 1,33% a 35.700 pontos; o S&P 500 apresentava um recuo de 1,68% a 4.598 pontos; enquanto o Nasdaq apresentava perda de 2,29% a 14.594 pontos.


Ibovespa (Foto:Reprodução/Investnews)


Nesta mesma manhã, os Títulos do Tesouro americano, Treasuries, apresentaram saldos positivos em seus rendimentos para períodos de carência de dez anos. Isso significa uns dos maiores patamares nos últimos dois anos, ou seja, desde o início de 2020. Esta elevação se dá por conta dos resultados das últimas reuniões realizadas pelo banco central americano, FED (Federal Reserve), visto que percebem perspectiva de altas taxas nos juros antes mesmo do que era previsto.

Já em Brasília, nas mesmas 14h28, a cotação da moeda americana já era negociada na faixa dos 0,82% a R$ 5,6798 para venda, por conta da elevação dos juros americanos e aumento dos casos de infecções e transmissões por COVID-19 (com Reuters).

 

Foto destaque: Gráfito representando queda no índice brasileiro. Reprodução/Suno Notícias

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo