Saúde

Boletim da Fiocruz mostra que 20 estados registraram alta nos casos de Covid-19

Boletim da Fiocruz mostra que 20 estados registraram alta nos casos de Covid-19 e que o coronavírus corresponde a mais de 70% dos resultados positivos de todos os diagnósticos de doenças respiratórias nas últimas 4 semanas

30 Nov 2022 - 09h14 | Atualizado em 30 Nov 2022 - 09h14
Boletim da Fiocruz mostra que 20 estados registraram alta nos casos de Covid-19 Lorena Bueri

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta terça-feira, 29, divulgou novo boletim Infogripe mostrando uma tendência de alto no número de casos de Covid-19 no Brasil. Esse crescimento já é registrado em 20 estados.

De acordo com informações do “g1”, no último levantamento, eram 15 estados e, há duas semanas, somente 12 apresentavam alta nos registros da doença.

Tal levantamento divulgado tem base nas últimas três semanas (tendência de curto prazo) e nas últimas seis semanas (tendência de longo prazo). O aumento no número de indivíduos infectados pelo vírus está presente em todas as regiões do Brasil e atinge 19 capitais.

Maioria dos infectados são adultos com idade acima dos 60 anos. O coronavírus, entre todos os diagnósticos de doenças respiratórias, corresponde a 71,3% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas, no último boletim da Fiocruz, da semana passada, a porcentagem era de 61%. O levantamento, há 15 dias, indicava 47%.


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @agencia_fiocruz)


A base da análise são os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 28 de novembro.

Segundo o boletim da Fiocruz desta terça, os estados que registraram crescimento na quantidade de casos de Covid-19 são: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. 

Já as capitais que registraram aumento são: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI). 

O citado veículo de comunicação mostrou que, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), entre 5 e 11 de novembro, a porcentagem de exames positivos para a doença pandêmica feitos na rede privada foi de 39,9%. Na semana anterior, de 29 de outubro a 4 de novembro, o número era de 23,1%. 

Outro aumento que teve foi o de exames realizados, foi de 18.510 para 54.380 no mesmo período (elevação de 194%).

De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), na última semana de outubro, os testes de farmácias para Covid-19 voltaram a mostrar taxas de positividade de 20,75%. No consolidado do último mês, outubro findou com 7.986 testes positivos, 13,26% do total e 44% acima dos indicadores de setembro.

Foto Destaque: Fiocruz aponta que crescimento do número de casos é visto em todas as regiões do Brasil. Reprodução/Myke Sena/Ministério da Saúde.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo