O single "Blinding Lights", de The Weeknd, conforme publicação e informações do Chart Data do dia 31 de dezembro de 2022, se tornou a canção mais transmitida na história do Spotify. O novo feito da faixa que integra o álbum "After Hours" lançado pelo artista em 2019, repete o sucesso "fora da curva" que a fez bater outro recorde inédito, ficar um ano no top 10 de mais ouvidas da Billboard Hot 100. Veja a divulgação:
.@theweeknd's "Blinding Lights" is now the #1 most streamed song in Spotify history, surpassing @edsheeran's "Shape of You" (3.332 billion).
— chart data (@chartdata) December 31, 2022
Post sobre o feito alcancado pelo artista @chartdata (Reprodução/Twitter).
Contabilizando 3,334 bilhões de streams na plataforma, a faixa de Abel superou o hit "Shape Of You" do ruivinho britânico Ed Sheeran, que possui 3,332 bilhões de plays no Spotify. Sendo esta última, integrante do ÷, terceiro álbum de estúdio do cantor, lançado em 2017. Sobre a faixa, vale a pena destacar que foi escrita em apenas 90 minutos, de acordo com informações divulgadas por Steve Mac, parceiro de Sheeran na produção.
Já a icônica "Blinding Lights", apresenta elementos sonoros com um certo sabor de nostalgia que transportam para os anos 80. Ambas as faixas, seguem sendo as únicas a ultrapassar a casa dos três bilhões de plays na plataforma de áudio. O artista canadense, comemorou a notícia, compartilhando imagens do vídeo oficial do hit em suas redes sociais, com a seguinte legenda: “Feliz ano novo para as luzes ofuscantes. A música mais tocada de todos os tempos esta noite”.
happy new years to blinding lights. the most streamed song of all time tonight @Spotify pic.twitter.com/kNL0X6zK2o
— The Weeknd (@theweeknd) December 31, 2022
Publicação do cantor em seu perfil @theweeknd (Reproduçào/Twitter).
Mesmo alcançando tanto sucesso, passando mais de 100 semanas em uma das paradas musicais mais desejadas e respeitadas da indústria fonográfica, a faixa que, durante esse período estabeleceu novos recordes ao ficar 43 semanas no Top Five, 57 no Top 10 e 86 semanas no Top 40, não recebeu nenhuma indicação ao cobiçado prêmio da música, o Grammy Awards.
Na época, o cantor se manifestou sobre a falta de indicações ao seu quarto álbum de estúdio, na 63° edição da cerimônia, com a seguinte publicação em seu twitter: "O Grammy continua corrupto. Você (a academia) deve transparência a mim, aos meus fãs e a indústrias".
Vídeo Oficial The Weeknd - Blinding Lights (Reprodução/YouTube).
Muitos internautas e fãs de Abel, assim como a cantora Nicki Minaj, acusaram a acadêmia de racismo. Cabe ressaltar que o artista ganhou prêmios nas principais competições, como o VMA 2020, como Melhor Clipe e Melhor R&B do ano, com "Blinding Lights" e Melhor Álbum Soul/RNB no AMA do mesmo ano.
Sua indicação era esperada pela qualidade apresentada no álbum produzido, sendo bem avaliado no Metacritics, plataforma responsável por recolher opiniões tanto de críticos como de usuários. "After Hours" recebeu nota de 8.0 no Metascore, da crítica especializada em música, e nota 8.6 na avaliação dos usuários. Após polêmica, Abel decidiu não submeter seu quinto álbum de estúdio, "Dawn FM", lançado em janeiro de 2022 ao Grammy 2023.
O último lançamento do canadense, foi a faixa "Nothing Is Lost (You Give Me Strength)", trilha sonora do longa "Avatar 2", em exibição nos cinemas.
Foto Destaque: The Weeknd. Reprodução/Instagram.