Money

Bitcoin caminha para se consolidar como forma de transação global

O Bitcoin está encontrando sua vocação como método de pagamento. No entanto, a criação de moedas digitais por países pode dificultar o crescimento da criptomoeda.

01 Mar 2023 - 21h10 | Atualizado em 01 Mar 2023 - 21h10
Bitcoin caminha para se consolidar como forma de transação global Lorena Bueri

Com 15 anos de existência, a criptomoeda passou por diversas fases, de objeto de especulação a proteção contra inflação, mas finalmente parece estar encontrando sua vocação como método de pagamento.

A quantidade de bitcoin armazenada na Lightning Network, uma plataforma de pagamento construída em cima do blockchain, aumentou em dois terços no ano passado, chegando a um recorde histórico de 5.580 moedas, de acordo com a The Block, empresa de análise de criptomoedas.



Criptomoeda Bitcoin. (Reprodução: Pexels)


De acordo com a BitPay, empresa sediada nos Estados Unidos, houve um aumento de 18% no volume de transações no ano passado em comparação com 2021. Enquanto isso, a CoinsPaid informou que no quarto trimestre de 2022 os volumes cresceram 32% em relação ao ano anterior.

O uso de criptomoedas como meio de pagamento se mostra difícil como meio de pagamento devido à sua volatilidade nos preços, pela sua lentidão no processamento e pela incerteza regulatória. Apesar disso, seus entusiastas afirmam que o uso do bitcoin pode trazer vantagens como menor custo de transação e maior velocidade para transferência internacional, superam as dificuldades.

A blockchain Stellar, que permite pagamentos internacionais, atingiu a marca de 103,4 milhões de transações em sua plataforma no mês de janeiro, registrando um alto crescimento em relação ao número de 50,6 milhões de transações no mesmo mês em 2022.

Especialistas do mercado acreditam que a iniciativa de grandes economias como Japão, China e Índia de criar suas próprias moedas digitais pode dificultar o crescimento dos pagamentos em criptomoedas. Porém, para alguns, o crescente interesse em CBDCs é uma prova de que a tecnologia de pagamentos blockchain é uma tendência que veio para ficar.

“A solução em criptomoedas está evoluindo para uma alternativa viável para mais e mais pessoas em todo o mundo”, disse Mico, do banco de pagamentos da empresa Banxa, que é especializada em criptomoedas.

Foto destaque: Bitcoin.Reprodução/Forbes

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo