Notícias

Biden fala sobre reunião com o líder chinês Xi Jinping: “Nós não buscamos conflito”

Nessa segunda-feira (14), o presidente americano diz à imprensa sobre a reunião presencial com o líder chinês, Xi Jinping. 'Nós não estamos buscando conflito', diz Biden em relação à China.

14 Nov 2022 - 18h46 | Atualizado em 14 Nov 2022 - 18h46
Biden fala sobre reunião com o líder chinês Xi Jinping: “Nós não buscamos conflito” Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (14), Joe Biden realizou um pronunciamento após se reunir pessoalmente em Bali na Indonéria com o líder chinês, Xi Jinping. O momento é o primeiro encontro presencial entre os governantes desde que o presidente dos Estados Unidos assumiu o cargo em 2021. Essa reunião, com a presença dos líderes das duas maiores economias globais, foi aguardada com expectativa pelo mundo, devido à grandes tensões entre os países.

“Nós não estamos buscando nenhum tipo de conflito. Quero me certificar que todos os países entendam esse papel que nós discutimos”, disse o americano em entrevista para a imprensa.


Encontro oficial de Joe Biden e Xi Jinping, antes da cúpula dos líderes do G20. (Foto:Reprodução/Saul Loeb/AFP)


Biden no iniciou sua entrevista à imprensa em Bali falando sobre a democracia americana, após as recentes eleições de meio de mandato. “O que vimos foi a força e a resiliência da democracia americana. Vimos isso em ação. O povo americano prova mais uma vez que a democracia é quem somos”, disse.

Esse discurso foi devido ao alerta do americano, durante a temporada de campanha, dizendo que a negação eleitoral e a violência política põem o futuro da democracia em perigo e nas urnas em novembro. Desde a viagem internacional de Biden, os resultados do Arizona e Nevada mostraram que os democratas estão prontos para manter a maioria no Senado dos EUA.

Depois de se reunir por mais de três horas com o líder chinês, Biden diz que não interpretou nenhuma “tentativa iminente” da China invadir a autogovernada Taiwan. Além de dizer à imprensa que deixou claro em suas conversas que a política dos EUA em relação a Taiwan não mudou, o que seria a defesa militar do país junto com a de Taiwan se a China se mover para a ilha. “Deixei claro que queremos ver as questões através do Estreito resolvidas pacificamente, para que nunca cheguemos a isso. Estou convencido de que ele entendeu exatamente o que eu estava dizendo”, diz o presidente dos EUA.

Joe Biden e Xi Jinping conversaram sobre a competição que ocorre entre os países. “Tivemos uma conversa aberta e franca sobre nossas intenções e prioridades. Ficou claro – ele foi claro e eu deixei claro que defenderemos os interesses e valores americanos, promoveremos os direitos humanos universais, enfrentaremos a ordem internacional e trabalharemos em sintonia com nossos aliados e parceiros”, disse Biden aos repórteres. Ele continuou: “Vamos competir vigorosamente, mas não estou procurando conflito. Vou gerenciar sua competição com responsabilidade”.

Ele disse que os EUA e a China “devem ser capazes de trabalhar juntos onde pudermos para resolver os desafios globais que exigem que cada nação faça sua parte”.

Por fim, o presidente americano fala sobre a influência da China sobre a Coreia do Norte, em que ele diz não ter certeza se Xi mudaria a tomada de decisões quando se trata de testes nucleares ou de mísseis dos norte coreanos. Mas Biden disse acreditar que Xi Jinping não quer mais ações de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, e enfatizou que mais provocações do Norte podem significar a presença dos EUA na região.

Foto Destaque: Presidente dos EUA, Joe Biden e o líder chinês, Xi Jinping, se cumprimentando. (Reprodução/Reuters).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo