Nesta tarde, o Palmeiras conquistou o seu bicampeonato ao vencer do América-MG por 2 a 1 na final da Copa São Paulo Futebol Júnior 2023, no Estádio Canidé. O Verdão que era zombado por seus adversários por não possuir o título, mostrou mais um ano que a base vem forte, mas, passaram alguns sufocos durante o jogo com os mineiros, que sofreram sua primeira derrota durante toda a competição.
O Palmeiras abriu o placar aos 18 minutos após um jogo bem movimentado, no passe do jogador Vitinho, que rapidamente cruzou rasteiro na medida para o gol do Ruan Ribeiro, artilheiro da competição. Mas, os mineiros insistiram no jogo e conseguiram empatar aos 40min, quando Adyson invadiu a área e driblou o Leo, que só conseguiu parar o jogador marcando o penâlti, o lance foi cobrado pelo camisa 9 do América, Renato Marques.
Jogadores do Palmeiras e América na disputa da bola. Reprodução: Marcelo Zambrana/AGIF
No segundo tempo, os americanos começaram melhor e até deram um susto no time alviverde, quando tiveram um gol na volta do intervalo, mas, foi anulado por causa da posição irregular do Adyson na pequena área. Aos 8 minutos da partida, o goleiro Aranha precisou fazer uma bela defesa em cabeceio de Jonathan, o que evitou que o time mineiro virasse mais uma vez. Mas, o Palmeiras conseguiu equilibrar o jogo e até tiveram chances claras de gol durante o segundo tempo.
O gol da virada veio durante os acréscimos graças ao Patrick, que saiu do banco no início da etapa final, entrou na pequena área e fez o gol do título de cabeça. Com isso, o time júnior do Palmeiras entrou para o clube dos bicampeões da copinha formado por: Corinthians (1969/1970 e 2004/2005), Atlético Mineiro (1975/1976), Ponte Preta (1981/1982) e Santos (2013/2014).
O sub20 do Palmeiras encerra então o campeonato com 100% de aproveitamento, com 9 vitórias e 9 partidas. Além disso, eles também conquistaram o Brasileirão e a Copa do Brasil, na sua categoria.
Palmeiras: Aranha; Edney, Henri, Talisca e Gustavo Mancha (David Kauã); Léo (Patrick), Pedro Lima, Estevão (Gilberto) e Kevin (Daniel); Vitinho e Ruan Ribeiro (Thalys). Técnico: Paulo Victor
América-MG: Cássio; Samuel, Jonathan (Rafa Barcelos), Júlio e Paulinho (Jurandir); Breno (Heitor), Matheus Henrique (Yago) e Theo (Kanté); Luan Campos, Adyson e Renato Marques. Técnico: Mairon Cesar
Foto destaque: Elenco do palmeiras. Reprodução: Instagram